Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Distritos com mais habitantes no mapa da caravana de Catarina Martins

A caravana das eleições autárquicas da coordenadora do BE, Catarina Martins, vai centrar-se nos oito distritos com mais população de Portugal Continental, sendo os concelhos de Lisboa e Porto uma aposta clara nesta campanha, com diversas ações previstas.

Distritos com mais habitantes no mapa da caravana de Catarina Martins
Notícias ao Minuto

10:30 - 16/09/17 por Lusa

Política Autárquicas

Nas autárquicas de 01 de outubro, o BE vai concorrer sozinho a 131 concelhos e em coligação no Funchal (Madeira), com o partido a apostar no período de campanha até às eleições nos distritos de Lisboa, Porto, Setúbal, Santarém, Leiria, Aveiro, Braga e Faro.

De acordo com a agenda disponibilizada à agência Lusa pelo partido, Catarina Martins terá entre três a quatro ações públicas de campanha por dia e estará nas próximas duas semanas em cerca de 35 concelhos, acompanhada pelos respetivos candidatos.

Aos concelhos do Porto e de Lisboa - onde atualmente o partido não tem vereador eleito - Catarina Martins irá mais do que uma vez, para diferentes ações de campanha com João Teixeira Lopes e Ricardo Robles, respetivamente.

Em Lisboa, entre as iniciativas com o candidato Ricardo Robles, hoje à tarde haverá um comício no Largo da Severa, no bairro da Mouraria, com intervenções de moradores ameaçados de despejo na Rua dos Lagares.

Como tem vindo a acontecer nas últimas campanhas eleitorais do partido, a meio do calendário do período oficial de campanha - que decorre entre 19 e 29 de setembro -, acontecerá no dia 24 um mega-almoço em Lisboa, no Capitólio.

Já em relação ao Porto, o BE escolheu repetir o fecho da campanha das legislativas de 2015, com uma arruada na Rua Santa Catarina e um jantar na Alfândega, no dia 29.

O formato da campanha respeita aquele que tradicionalmente tem vindo a ser usado pelo BE, com visitas a escolas, hospitais, feiras, mercados e bairros, para além de arruadas, almoços e jantares, sendo a maioria dos dias encerrado com sessões públicas ou comícios.

O BE volta também a destacar algumas das suas 'bandeiras', como os temas dos transportes e mobilidade ou o ambiente, promovendo nesses dias ações de campanha um pouco diferentes do tradicional, como acontecerá, por exemplo, no domingo com uma viagem de barco, em Santarém, durante a qual Catarina Martins aproveitará para falar sobre os problemas da pesca tradicional e dos efeitos da poluição no Rio Tejo.

Os bloquistas vão ainda aproveitar o dia no distrito de Santarém para uma incursão em Salvaterra de Magos, concelho que perderam nas eleições autárquicas de 2013 e onde voltam a apresentar Ana Cristina Ribeiro, antiga presidente da autarquia.

Outro exemplo de um dia diferente entre as hostes do BE é a próxima quarta-feira, com uma viagem de bicicleta entre a estação ferroviária do Fogueteiro e o terminal fluvial do Seixal. Depois de "largar" a bicicleta, Catarina Martins e a restante comitiva vão fazer uma viagem de barco entre o Seixal e o Barreiro, ligação que não existe atualmente e que o BE entende que deve ser reativada.

A caravana bloquista vai também aproveitar o dia que dedica ao Algarve (em 27 de setembro) para introduzir a cultura na agenda da campanha, com uma visita à ACTA - A companhia de teatro do Algarve, em Faro.

Apesar do período oficial de campanha começar apenas na terça-feira, a caravana bloquista, com a sua líder, está já na estrada desde que Catarina Martins voltou de férias, fazendo até ao último dia de campanha a volta total pelos distritos de Portugal Continental e ilhas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório