Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

S&P mantém preocupações com banca e endividamento privado

A agência de notação financeira Standard and Poor's (S&P) mostrou-se hoje preocupada com o elevado endividamento privado e com a resiliência do setor financeiro, considerando que os bancos em Portugal continuam "sob pressão".

S&P mantém preocupações com banca e endividamento privado
Notícias ao Minuto

23:24 - 15/09/17 por Lusa

Economia Rating

A S&P decidiu hoje rever em alta o 'rating' atribuído à dívida soberana portuguesa de 'BB+', a nota mais elevada de não investimento, para 'BBB-', a mais baixa de investimento, dispensando o passo intermédio habitual de subir a perspetiva, de 'estável' para 'positiva' antes de o fazer.

Apesar da revisão em alta, justificada em parte com o fortalecimento do setor financeiro, a agência considera que os bancos portugueses "vão enfrentar dificuldades para melhorar a sua rentabilidade e a sua eficiência", até porque continuam "dependentes do financiamento do Banco Central Europeu (BCE)".

"A capacidade de gerar ganhos também continua sob uma pressão significativa, perante as baixas taxas de juro e um ainda pesado 'stock' de ativos problemáticos (que representam cerca de 19% dos empréstimos em termos brutos)", recorda.

Além disso, a Standard and Poor's mostra-se preocupada com a dívida elevada do setor privado e os constragimentos no acesso ao crédito (pelo nível de créditos não performativos).

No comunicado divulgado hoje, a agência admite ainda que poderá voltar a colocar Portugal no lixo caso se verifique um "enfraquecimento relevante no crescimento económico, devido a um desvio significativo da política económica ou caso não se verifiquem reformas estruturais que potenciem o crescimento".

Também "um desvio considerável e negativo na consolidação orçamental e a adoção de medidas que possam dificultar o acesso de Portugal aos mercados financeiros" podem prejudicar o rating português, avisa.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório