Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

"É uma boa notícia, mas continuamos reféns da dívida"

Eurodeputada Marisa Matias admite que decisão era inevitável, mas que “vem tarde” tendo em conta o crescimento da economia portuguesa.

"É uma boa notícia, mas continuamos reféns da dívida"
Notícias ao Minuto

23:32 - 15/09/17 por Goreti Pera

Política Marisa Matias

Marisa Matias recebeu de bom grado a notícia de que a Standard and Poor's havia retirado a dívida portuguesa do nível ‘lixo’. A bloquista considera, em todo o caso, que a decisão peca por ser tardia.

“Vem tarde, considerando os critérios normalmente tidos em conta pelas agências de rating. É certo que o nível de risco se mantém elevado, mas, com uma economia a crescer acima da média da zona euro, seria estranho” continuar no nível ‘BB+’, afirmou a eurodeputada, no seu espaço de comentário na antena da TVI24.

Ainda no que toca à decisão da agência norte-americana de notação financeira, entende Marisa Marias que “é uma notícia positiva, mas continuamos reféns do garrote da dívida”. “Se continuarmos com esta dependência das agências de rating, estaremos sempre limitados na nossa capacidade de intervenção”, frisou a comentadora.

No seu comentário semanal, Marisa Matias reagiu ainda ao relatório do FMI dado a conhecer esta sexta-feira. A este respeito, a eurodeputada do Bloco de Esquerda diz estranhar que o Fundo Monetário Internacional considere que há necessidade de cortar salários.

“É uma profunda contradição, porque foi com recuperação de rendimentos e com aumento ligeiro de salários e pensões que a economia começou a renascer”, analisou Marisa Matias, atirando: “É o dogma da União Europeia e do FMI, que acham que as únicas formas de se fazer ajustamentos nas economias dos países, sejam eles quais forem, é baixando salários, cortando pensões e destruindo e estado social”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório