Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Festival CineEco tem 27 'padrinhos' da comunidade de Seia

O 23.º CineEco - Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela a realizar em Seia, em outubro, vai ser apadrinhado por 27 pessoas da comunidade que vão mobilizar público para as sessões, foi hoje anunciado.

Festival CineEco tem 27 'padrinhos' da comunidade de Seia
Notícias ao Minuto

16:00 - 16/09/17 por Lusa

Cultura Cinema

O diretor do festival, Mário Jorge Branquinho, disse hoje na sessão de apresentação do evento que, pela primeira vez, a organização convidou 27 pessoas da comunidade que vão apadrinhar nove longas-metragens da competição internacional.

Cada uma das longas-metragens terá três "padrinhos/madrinhas", que terão de promover o filme que lhes for atribuído.

"Será função dos 'padrinhos' fazer a 'festa' do seu 'afilhado' convidando o público a assistir, sobretudo pessoas que possam apreciar este género de filmes", disse.

Segundo Mário Jorge Branquinho, o objetivo da iniciativa é fazer com que os "padrinhos" possam "mobilizar amigos e conhecidos e conviver com pessoas de outros países e cidades" e contribuírem "para a consolidação do CineEco enquanto imagem de marca de Seia".

"O município de Seia já se congratulou pela adesão a esta iniciativa das pessoas da comunidade, reforçando a ideia de, a partir de agora, todos os anos, convidar novas pessoas e assim alargar o leque de personalidades envolvidas", disse.

A edição deste ano do CineEco será realizada de 14 a 21 de outubro, na Casa Municipal da Cultura de Seia, no distrito da Guarda.

O presidente da autarquia de Seia, Carlos Filipe Camelo, disse na apresentação pública do evento, realizada esta noite no auditório da Casa Municipal da Cultura, que o município "continua a apostar no CineEco como uma imagem de marca da cidade e do concelho, numa aposta clara na cultura e no ambiente como fatores de desenvolvimento".

"Este ano, contamos com o apoio da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela, através de uma parceria que trás a Seia jovens e outros representantes de cada concelho e que depois permitirá levar filmes do CineEco a todo o território, ao longo do ano", afirmou.

O programa i Nature também apoia algumas atividades do festival, como a realização de uma grande conferência, com o tema "Comunidades e Florestas Resilientes", "num tempo em que se exige ação prática para acabar de vez com o flagelo dos fogos florestais", disse.

O autarca observou ainda que o seu município organiza anualmente um dos "melhores festivais de cinema de ambiente do mundo".

Um total de 100 filmes, de mais de 25 países, vão estar a concurso na edição 2017 do CineEco que é inspirada numa das mais importantes obras sobre alterações climáticas, da autoria de Naomi Klein.

"O livro ?Tudo Pode Mudar: Capitalismo vs Clima', de Naomi Klein, considerado um dos mais importantes alguma vez escritos sobre alterações climáticas, e o documentário de Avi Lewis, que conta com a participação da famosa economista, foram a inspiração para esta 23.ª edição", adianta a organização.

No CineEco, que tem José Vieira Mendes como programador, haverá competições de longas e curtas-metragens internacionais e em Língua Portuguesa, documentários e reportagens de televisão e panorama regional.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório