Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Andrew Cuomo proíbe agências estaduais de inquirir estatuto migratório

As agências estaduais e os funcionários públicos de Nova Iorque vão ser proibidos de inquirir sobre o estatuto das pessoas em relação à imigração, determinou hoje o governador estadual, o democrata Andrew Cuomo.

Andrew Cuomo proíbe agências estaduais de inquirir estatuto migratório
Notícias ao Minuto

21:40 - 15/09/17 por Lusa

Mundo Nova Iorque

A ordem executiva de Cuomo também proíbe os agentes do Estado de revelar o estatuto migratório das pessoas às autoridades federais, exceto em situações como investigações policiais.

"À medida que Washington discute a reversão da sensível política de imigração, nós estamos a agir para ajudar a proteger todos os nova-iorquinos de inspeções sem garantia por parte do governo", afirmou Cuomo, em comunicado que acompanhou a sua ordem executiva.

"Nova Iorque tornou-se o Estado de Nova Iorque devido às contribuições dos imigrantes de todos os cantos do mundo e não vão deixar que a política de medo e intimidação nos dividam", acrescentou o governador democrata.

Em termos concertos, a ordem de Cuomo significa que a polícia estadual ou agentes de outros serviços e entidades de segurança não vão ser autorizados a questionar uma vítima ou testemunha de crime sobre a sua residência ou cidadania.

Também significa que as universidades públicas e os estabelecimentos de ensino público vão ser proibidos de partilhar informação sobre a residência de estudantes com agentes da imigração federal ou o governo de Donald Trump.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório