Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 12º MÁX 24º

Harvard retira convite a Chelsea Manning após reprovação da CIA

Reitor da Universidade de Harvard retirou o convite feito à antiga soldado norte-americana após reação do diretor da CIA e de um antigo diretor adjunto.

Harvard retira convite a Chelsea Manning após reprovação da CIA
Notícias ao Minuto

21:22 - 15/09/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Universidades

O convite havia sido anunciado esta quarta-feira. Dois dias depois, a Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, voltou atrás e retirou o convite que havia endereçado a Chelsea Manning.

A antiga soldado norte-americana, que forneceu 700 mil documentos classificados à WikiLeaks, não vai afinal dar aulas na instituição sobre identidade da comunidade homossexual e transexual nas forças armadas dos EUA.

“Percebendo que algumas pessoas consideram o título de professor convidado como honorífico, devemos ter isso em conta quando fazemos convites. Peço desculpa [a Chealsea Manning] e a todas as pessoas que ficaram preocupadas por não termos reconhecido as implicações do nosso convite”, informou o reitor Douglas W. Elmendorf num comunicado emitido esta sexta-feira.

O convite foi retirado depois das críticas do diretor e de um antigo diretor adjunto da CIA. Mike Pompeo e Michael Morell ficaram de tal modo desagradados com a Universidade de Harvard que tomaram medidas drásticas.

O diretor dos serviços de inteligência dos EUA, Mike Pompeo, cancelou uma visita à universidade por considerar que o convite àquele que classifica como “um traidor americano” “um selo de aprovação vergonhoso” às suas ações.

Já Michael Morell, antigo diretor adjunto da CIA, admitiu não poder pertencer a uma instituição “que honre um criminoso que expôs informação confidencial”, pelo que resignou ao seu título de membro sénior da Universidade de Harvard.

Nas redes sociais, Chelsea Manning reagiu à revogação do convite por parte da conceituada instituição de ensino. “Sinto-me honrada por ser a primeira mulher transexual desconvidada pela Harvard, que marginaliza vozes devido à pressão da CIA”, escreveu no seu perfil no Twitter.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório