Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Ford estudou reação a carros autónomos com método... insólito

A Ford e a Virginia Tech estão a estudar formas deste tipo de carros comunicarem com os peões.

A colaboração faz parte de uma investigação da Ford e da Virginia Tech criada com o objetivo de estudar a reação dos peões a condução autónoma. A investigação levou os responsáveis a recorrer a métodos... insólitos. Veja o vídeo acima, onde é possível ver um condutor dentro de um Ford disfarçado de banco.

Um dos problemas dos carros autónomos que foi verificado no seguimento desta investigação que continua por solucionar é a comunicação com os peões, algo ainda inexistente mas que a Ford e a Virgini Tech estão a procurar solucionar. Conta o Engagdet que os certas luzes nos faróis dianteiros dos veículos poderão vir a ser utilizados com este propósito.

A ideia é que estas luzes específicas nos faróis dianteiros sirvam para dar pistas visuais aos peões sobre as intenções dos veículos. Piscar as luzes duas vezes, por exemplo, poderá querer dizer ao peão que pode passar a estrada.

A ideia de usar os faróis dianteiros para esta comunicação prende-se com o facto de ser um elemento familiar tanto aos condutores como aos peões. A Ford e a Virginia Tech estão comprometidas em explorar esta hipótese e estão presentemente a falar com múltiplas entidades da área para apurar se há interesse em integrar o sistema.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório