Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Tinta das tatuagens entra no corpo e 'aterra' nos gânglios linfáticos

Partículas microscópicas que compõem a tinta usada para tatuar o corpo entram na corrente sanguínea e alojam-se nos gânglios linfáticos, alerta um estudo realizado por cientistas alemães e franceses.

Tinta das tatuagens entra no corpo e 'aterra' nos gânglios linfáticos
Notícias ao Minuto

11:22 - 14/09/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Carreira

Na hora de fazer uma tatuagem não se deve ter apenas em conta o tipo de desenho que se quer e o possível significado que vai ter. Obter o máximo de informação sobre o estúdio de tatuagens e sobre os componentes que formam a tinta é fundamental e um recente estudo vem provar isso mesmo.

São várias as investigações e os especialistas que têm apontado o dedo à arte corporal, considerando a tatuagem como uma agressão interna e externa, capaz de afetar a forma como o corpo liberta o suor e ainda o próprio rendimento físico da 'máquina'. Mas há mais: um estudo publicado online esta semana diz que a tinta usada para as tatuagens viaja pelo corpo em forma de micro e nanopartículas que só param quando 'aterram' nos gânglios linfáticos, responsáveis por limpar o sistema linfático de substâncias estranhas (como bactérias e células cancerígenas) e por protegerem o sistema imunitário, entre outras funções.

De acordo com a investigação, levada a cabo por cientistas alemães e franceses, são agora claras as evidências de que existe o transporte de vários pigmentos orgânicos e não orgâncos e ainda de impurezas tóxicas em tecidos tatuados, facilitando a penetração na pele e a posterior passagem para o organismo.

Publicado online da Scientific Reports da Nature, o estudo recorreu à tecnologia fluorescente de raio-X, aplicada numa autópsia feita a quatro homens tatuados, lê-se na Health.

Entre as partículas que podem ser encontradas nas tintas de tatuagem estão os pigmentos orgânicos, mas também compostos como o níquel, o cromo e o colbato, sendo ainda comum encontrar carvão preto e dióxido de titânio.

Apesar de as partículas encontradas serem minúsculas, a verdade é que os cientistas destacam o impacto que conseguem ter, podendo levar a inflamação e inchaço crónico dos gânglios linfáticos. Inflamações cutâneas podem também ocorrer à boleia deste 'alojamento' indesejado, assim como um sistema imunitário mais desprotegido e à mercê de agressões variadas, como o cancro.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório