Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Usar lentes de contacto durante o duche? Jamais

O risco de infeção é grande.

Usar lentes de contacto durante o duche? Jamais
Notícias ao Minuto

12:14 - 14/09/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Carreira

As lentes de contacto são uma espécie de lufada de ar fresco para quem tem de usar óculos diariamente mas não se habitua a este acessório ou simplesmente quer ter um ar mais 'leve'.

Contudo, e por estarem em contacto direto com os olhos, são precisos vários cuidados na hora de usar as lentes de contacto e um deles diz respeito à água, seja do mar, do rio ou usada em piscinas, balneários ou casas de banho que temos em casa e no local de trabalho.

Embora seja necessário ter sempre as mãos devidamente limpas antes de pegar nas lentes e as colocar nos olhos, as mãos jamais devem estar molhadas, sob a pena de os olhos ficarem contaminados com um organismo microscópico presente na água (o Acanthamoeba) e que causa uma infeção chamada Acanthamoeba Keratitis nos olhos, afetando gravemente a córnea, lê-se no Mirror.

Além de ser fundamental ter as mãos bem secas ao aplicar as lentes, é também importante tirá-las quando se está numa piscina ou simplesmente a tomar banho, duas situações em que o contacto da água com os olhos é bem mais fácil de acontecer.

Jessica Greaney foi uma das pessoas a sofrer com a entrada de água nos olhos com lentes de contacto. Como lhe contámos aqui, a jovem deparou-se com um grave problema num dos seus olhos após um parasita se ter alojado entre a lente de contacto e o olho, o que desencadeou um inchaço do tamanho de uma bola de golfe e que poderia ter acabado em cegueira. E o problema começou quando um pouco de água da torneira entrou em contacto com a sua lente. O parasita começou a corroer a córnea, sendo que caso chegasse ao globo ocular poderia deixá-la cega. Também Andrew Carthew, que usou lentes de contacto durante cinco anos, viu os médicos retirarem-lhe o olho esquerdo depois de uma infeção ter destruído a sua córnea e quase lhe ter provocado a morte.

Como destaca a publicação, esta infeção não só pode afetar a visão, como pode ser também altamente dolorosa para a pessoa.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório