Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Lisboa Soa entre hoje e domingo na Estufa Fria

A Estufa Fria acolhe, entre hoje e domingo, a segunda edição do Lisboa Soa - Encontro de Arte Sonora, Urbanismo e Cultura Auditiva, com uma programação que inclui oficinas, instalações, performances e concertos.

Lisboa Soa entre hoje e domingo na Estufa Fria
Notícias ao Minuto

13:34 - 14/09/17 por Lusa

Cultura Lisboa

O Lisboa Soa arranca hoje com a performance 'Prática das Cordas', de Adriana Sá e John Klima, que "combina cordas, longos arames esticados no espaço e sons pre´-gravados numa homenagem lúdica a` teoria das cordas, a mesmo que afirma que toda a matéria e´ formada por pequenos filamentos de energia, descrevendo como se propagam pelo espaço e interagem uns com os outros".

Também para hoje está marcada a atuação da artista sonora e 'designer' ambiental inglesa Mileece, que será "a oportunidade de ver o jardim da Estufa Fria transformado em orquestra com os sons harmónicos que traduzem impulsos bioelétricos aplicados às folhas das plantas".

Na sexta-feira, a organização destaca a atuação dos norte-americanos Jen Reimer e Max Stein, que vão criar uma "experiência imersiva e física de som e espaço combinando trompa ao vivo e processada e gravações de campo com o ambiente sonoro do lugar da performance".

A programação para sábado inclui a apresentação de 'Motto', concerto do argentino Juan Sorrentino, que é um resultado da oficina que irá dar no festival, e da eslovena AGAPEA aka [sigla para 'also known as', em português também conhecida como] Sasa Spacal.

Em 'Motto', "os oito artistas/participantes terão mochilas de som, equipadas com microfones, que, amplificando os sons da Estufa Fria, irão transformar os passos, os ramos e o vento nas a´rvores em instrumentos".

Já 'Sonic close-up com grilos ao vivo Acheta Domesticus', de AGAPEA, é um "diálogo entre as pessoas, animais e tecnologia".

No último dia, domingo, haverá 'Fauna', da Sonoscopia, uma "re-recriação feita a partir de uma estrutura eletroacústica onde as fontes sonoras são distribuídas no espaço físico da Estufa Fria, cujas singularidades e particularidades acústicas e visuais atuam como elementos fulcrais no plano da composição e se transformam em matéria e forma musical".

O Lisboa Soa, que decorre dentro da programação do Lisboa na Rua, decorreu pela primeira vez em 2016 no Jardim da Tapada das Necessidades, onde reuniu, de acordo com a organização, mais de seis mil pessoas, entre artistas e público.

O festival, concebido pela investigadora Raquel Castro, é coproduzido pela Produtores Associados e pela empresa municipal de cultura de Lisboa EGEAC.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório