Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 15º

Álcool durante a gravidez faz mal? Ciência tem dúvidas

O consumo de bebidas alcoólicas por parte das grávidas tem vindo a ser desaconselhado ao longo dos anos, mas uma revisão científica levada a cabo por investigadores britânicos levanta algumas questões sobre o tema.

Álcool durante a gravidez faz mal? Ciência tem dúvidas
Notícias ao Minuto

15:18 - 13/09/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Estudo

O consumo de bebidas alcoólicas por parte das grávidas sempre foi um dos temas que mais inquietação criou no mundo científico. Embora existam bebidas com álcool tenham benefícios para a saúde quando consumidas com moderação, como o vinho tinto, a ciência tem desaconselhado as mulheres em período de gestação de ingeri-las por possíveis danos que possam ser causados nos fetos.

Para determinar se o consumo, mesmo que reduzido, deste tipo de bebidas é prejudicial para a saúde do feto e ate da mãe, uma equipa de investigadores da Universidade de Bristol decidiu levar a cabo uma revisão científica sobre todos os estudos e artigos que relacionavam o consumo ligeiro de álcool durante a gestação e possíveis riscos.

Ao todo, conta a BBC, foram analisadas 26 anteriores investigações e os cientistas chegaram à conclusão que as evidências sobre o impacto do álcool na saúde do feto "surpreendentemente limitadas".

Porém, os próprios investigadores britânicos parecem não estar muito certos quanto a esta falta de evidências, não tivessem eles afirmado que, "de qualquer das formas", as mulheres devem seguir as recomendações e evitar as bebidas alcoólicas durante a gestação.

"Na falta de provas mais contundentes, a recomendação dada às mulheres é que se mantenham longe do álcool durante a gravidez como forma de precaução, sendo a opção mais segura", disse Loubaba Mamluk, uma das mentoras da revisão científica, citada pelo New York Post.

O estudo britânico foi publicado esta terça-feira na revista científica BMJ Journal.

Em 2013, um outro estudo britânico já tinha revelado que o consumo moderado de álcool na gravidez não traz problemas.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório