Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Há uma palavra que deveríamos começar a dizer menos vezes

Já pediu desculpa hoje? Não? Ainda bem.

Há uma palavra que deveríamos começar a dizer menos vezes
Notícias ao Minuto

13:05 - 13/09/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Estudo

Uma das primeiras regras de boas maneiras que aprendemos - e somos quase que obrigados a repetir vezes sem fim durante a infância - é o ato de pedir desculpa.

Trata-se de uma forma de espelhar cordialidade, educação e consciência (quando o 'desculpa' nem no seguimento de uma conversa na qual não temos razão, por exemplo), mas temos de pedir assim tantas vezes desculpa como fazemos? Nem por isso.

De acordo com um estudo publicado na revista científica Frontiers in Psychology e citado pela Time, as pessoas apenas devem pedir desculpa quando assim o pretenderem, não quando acham que é o mais correto a fazer (como pode acontecer numa entrevista de emprego).

Em causa, explicam os investigadores da Universidade do Texas está o facto de o hábito de pedir desculpa levar as pessoas a sentirem-se obrigadas a desculpar, mesmo que isso esteja a afetar negativamente os seus sentimentos. Mas não só: a capacidade de lidar com uma rejeição fica também afetada por quem ouve o pedido de desculpa.

Para a investigação, os cientistas norte-americanos recorreram, numa primeira fase, a mil participantes, que tiveram que escrever quais as melhores formas de dizer 'não', sendo que 39% incluiu algum tipo de perdão na sua resposta. Estes participantes que recorrem à desculpa foram os que apresentaram uma maior probabilidade de tristeza perante uma nega de terceiros, mesmo que esta esteja acompanhada de um pedido de desculpa.

Numa segunda fase, os cientistas disseram aos participantes que estes tinham sido rejeitados de um teste, sendo que alguns dos participantes levaram essa nega com um pedido de desculpa. E foram estes mesmos participantes alvo da desculpa os que sentiram mais injustiça e tristeza.

No final, conta a Time, todos os participantes foram assistir a dois vídeos sobre o ato de rejeição, sendo que num deles estava incluída a frase 'peço desculpa'. Os que ouviram a frase na película foram aqueles que, depois quando questionados, confessaram sentir-se obrigados a pedir desculpa.

Para a autora do estudo, a cientista Gili Freedman, o ato de pedir desculpa deve fazer parte das boas maneiras das pessoas e deve ser o mais honesto possível, contudo, as pessoas devem sentir-se capazes de dizer um não sem terem de se justificar e sem terem de afetar os próprios sentimentos.

Já agora, fique a par de outras situações em que não deve pedir desculpa.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório