Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Portugal consegue juros mais baixos no regresso aos mercados de dívida

A emissão realizada pelo IGCP acabou com sucesso, ainda que não tenha sido atingido o valor máximo previsto.

Portugal consegue juros mais baixos no regresso aos mercados de dívida
Notícias ao Minuto

10:46 - 13/09/17 por Bruno Mourão

Economia Bolsas

Não foram vendidos os mil milhões de euros que definiam o limite máximo de emissão de dívida desta quarta-feira, mas a Agência de Gestão de Tesouraria e da Dívida Pública [IGCP] conseguiu ainda assim fechar com bastante sucesso a venda.

No total, os investidores compraram cerca de 850 milhões de euros de dívida a 10 anos - com maturidade em abril de 2027 - a uma taxa de juro média de 2,785%, a mais baixa desde a emissão comparável de janeiro de 2015. Na mais recente emissão de dívida a 10 anos, os juros tinham atingido uma média de 3,085%.

A procura mais do que duplicou a oferta, mas ainda assim o IGCP preferiu limitar o valor vendido para manter os custos de financiamento relativamente baixos.

"Este financiamento teve os custos mais baixos desde final de 2015, um ano que as taxas das emissões foram muito baixas. Nesse ano houve quatro emissões de dívida a 10 anos, todas com taxas baixas e a taxa conseguida hoje aproxima-se desses níveis", explica Filipe Silva, do Banco Carregosa.

O diretor de gestão de ativos justifica os resultados positivos com um contexto externo favorável e com o desempenho encorajador da economia nacional: " Portugal está a beneficiar dos bons dados económicos que tem divulgado, da revisão otimista da perspetiva do rating da dívida por parte da Moody’s, uma grande ajuda vem das compras do BCE, mas também beneficia da própria folga financeira no financiamento do Estado que, com operações de troca e emissões tem conseguido alongar a maturidade da dívida portuguesa".

[Notícia atualizada às 11h00]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório