Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Exposição 'Design Português' apresentada na Suíça a partir de sábado

Uma exposição com 70 peças, criadas por 44 designers portugueses, que já esteve em Madrid no ano passado, vai ser inaugurada no sábado na Ancienne Usine Electrique em La Chaux-de-Fonds, na Suíça, foi hoje anunciado.

Exposição 'Design Português' apresentada na Suíça a partir de sábado
Notícias ao Minuto

20:58 - 12/09/17 por Lusa

Cultura La Chaux-de-Fonds

De acordo com o MUDE - Museu do Design e da Moda, a exposição 'Design Português. Formas de uma identidade (1950-2015)' estará na Suíça até 29 de outubro.

A exposição realiza-se no âmbito da programação dedicada a Portugal intitulada "Olá Portugal", promovida pela Associação Vivre La Chaux-de-Fonds para a divulgação da arquitetura, artes, gastronomia, música, literatura e design português.

Nasce da interrogação "Como se pronuncia design em português?" e pretende compreender como as circunstâncias geográficas de Portugal, a herança histórica, a cultura, as tradições e a consciência coletiva influenciaram e/ou se refletiram no pensamento e na obra de cada autor.

As peças já foram apresentadas em Lisboa, na exposição 'Formas de uma Identidade', com curadoria da diretora do MUDE, Bárbara Coutinho, explorando as tendências do design português ao longo dos últimos 60 anos, enquadradas no contexto cultural do país.

Em destaque estão três temas principais: 'O Predomínio da Forma sobre o Ornamento', 'Inteligência Prática' e 'Entre o Popular e o Erudito', revelando os traços europeus, brasileiros, africanos e orientais que influenciaram a cultura portuguesa.

Entre as peças desta exposição estão a Estante XI, de Gonçalo Campos, o candeeiro Light, de Rita Filipe, a mesa de apoio de José Espinho, a jarra Hybris, de Alda Tomás, o copo Splendidor, de Paulo Sellmayer, e o banco Itálico, de Henrique Ralheta.

Também são apresentadas peças de Álbio Nascimento & Kathi Stertzig, Alda Tomás, Álvaro Siza Vieira, Ana Escobar, Ana Mestre, António Garcia, António Sena da Silva, Carlos Galamba, Carmo Valente, Conceição Silva, Daciano da Costa, Daniel Caramelo, David Marques, Eduardo Afonso Dias, Eduardo Anahory, Eduardo Souto de Moura, Estúdio Pedrita, Fernando Brízio, Fernando Távora, Filipe Alarcão.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório