Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 24º

As vinganças que marcaram (e fizeram) a História de Portugal

Em quase nove séculos de história muitas foram as vinganças que moldaram aquilo que é hoje o nosso país. Percorra a galeria e descubra – ou recorde – alguns episódios violentos ou até caricatos que construíram a personalidade de Portugal.

Notícias ao Minuto

08:06 - 17/09/17 por Patrícia Martins Carvalho

País Compilação

Ao longo da História de Portugal muitas são as histórias pessoais que alteraram o rumo do país. Houve vinganças por amor, sendo o romance de D. Pedro e Inês de Castro o maior exemplo disso mesmo, mas houve também vinganças por razões políticas, económicas e até vinganças por puro ódio e inveja.

Sabia que o Salazarismo podia ter acabado quase antes de começar em força? Ou que a rainha D. Carlota Joaquina tentou a todo o custo e por todos os meios vingar-se do rei, o marido, porque este não lhe dava voz na regência do reino?

São histórias que, independentemente da razão, alteraram o curso da história, pois quebraram alianças ou levaram ao estabelecimento de novas alianças.

Houve até vinganças entre irmãos que arrastaram o país e os portugueses para uma guerra civil sangrenta.

A compilação de alguns destes episódios mais marcantes da História de Portugal foi feita com base no livro ‘Grandes Vinganças da História de Portugal’.

O autor, Ricardo Raimundo, é licenciado em História, mestre em História Moderna e o responsável por outras obras do género, como é exemplo ‘Mortes Insólitas da História de Portugal’, ‘Escândalos da Monarquia Portuguesa’ ou ‘Maus da História de Portugal e Episódios da História de Portugal Que Não Aconteceram Bem Assim’.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório