Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Benfica derrotado numa estreia gelada na Champions

Seferovic ainda adiantou o Benfica, mas Vitinho e Zhamaletdinov consumaram a reviravolta e deram a vitória ao CSKA.

Benfica derrotado numa estreia gelada na Champions
Notícias ao Minuto

21:35 - 12/09/17 por Ruben Valente

Desporto Grupo A

Resumo: O CSKA trouxe o frio da Rússia e fez o Benfica entrar com o pé esquerdo na edição 2017/18 da Liga dos Campeões. Os moscovitas vieram à Luz vencer as águias por 2-1.

E, desde o início que o jogo não foi fácil para o Benfica. A equipa orientada por Rui Vitória demonstrou algumas dificuldades em assentar o seu jogo e mostrou alguma lentidão na saída de bola. O CSKA aproveitou isso e, antes dos 10 minutos, já tinha dado dois sinais de perigo à baliza de Bruno Varela.

Mas, aos poucos, as águias foram assumindo o jogo. Pizzi pegou na ‘batuta’ e foi orientando a sua orquestra. Porém, não estava fácil. O CSKA, que defendeu com um sistema de 5x3x2, não dava grandes espaços à formação encarnada, que se via obrigada a rematar de meia distância e a tentar encontrar espaço através de cruzamentos para a área russa.

Os comandados de Viktor Goncharenko, no 1.º tempo, concentraram praticamente todas as suas atenções nas tarefas defensivas. Atacar não era para eles. A não ser quando tentavam apanhar o Benfica descompensado. Aí sim, a equipa de Moscovo vinha com alguns elementos para a frente, de forma a tentar chegar ao golo.

A Luz ‘entupiu’ os ouvidos do árbitro, mas de nada valeu

Golovin até ficou perto… De fora da área, um dos mais tecnicistas do CSKA, tirou as medidas à baliza e quase tirou tinta ao poste de Varela. Do lado da equipa da casa, a melhor oportunidade da primeira parte pertenceu a Grimaldo. Aos 37 minutos, o lateral espanhol puxou o pé esquerdo atrás e rematou cheio de intenção à baliza de Akinfeev. A bola bateu no poste e saiu pela linha de fundo.

Depois, um dos lances que marcou os primeiros 45 minutos. A Luz pediu em alto e bom som penálti sobre Seferovic. O suíço foi agarrado na área, mas o árbitro espanhol Undiano Mallenco mandou seguir. No entanto, dá ideia que o avançado encarnado começou a ser puxado ainda fora da grande área da equipa russa.

Uma história diferente na 2.ª parte e dois baldes de água fria

Já no segundo tempo, não houve quem agarrasse Seferovic. O suíço, aos 50 minutos, recebeu um cruzamento de Zivkovic e, com bastante subtileza, inaugurou o marcador.

A Luz foi ao rubro, mas a festa durou cerca de 10 minutos. Aos 62’, André Almeida fez penálti. O camisola 34 das águias tocou com o braço na bola e o árbitro assinalou castigo máximo. Chamado a converter, Vitinho não desperdiçou e fez o empate. Mas o pior ainda estava para vir…

Aos 60 minutos, Zhamaletdinov gelou a Luz. Bruno Varela ainda fez uma enorme defesa a remate de Vasin, mas na recarga nada pode fazer. 2-1 para o CSKA.

O Benfica foi obrigado a correr atrás do resultado e os mais de 38 mil adeptos benfiquistas viram entrar Raul e a estreia de Gabriel Barbosa com a camisola encarnada. Contudo, nem com mais ‘armas’ no ataque, as águias conseguiram chegar ao empate. Até final, não houveram mais golos e 2-1 acabou por ser o resultado final. Primeiro jogo, uma derrota para o Benfica.

Momento do jogo: Rui Vitória bem alertou, antes do jogo, que todos os pormenores contavam. E no segundo golo do CSKA, o Benfica pagou cara uma desatenção defensiva. Zhamaletdinov fez o segundo golo da equipa de Moscovo, que permitiu aos russos levarem os três pontos para casa.

-----------------------------------------------------------------

90' - Apito final na Luz. O CSKA Moscovo contrariou o favoritismo do Benfica e leva os três pontos do estádio da Luz.

71' - GOLOOOO do CSKA Moscovo! Está dada a cambalhota no marcador! Muita passividade na defesa do Benfica. Bruno Varela ainda defende o primeiro remate, mas, na recarga, Zhamaletdinov, que tinha entrado há apenas quatro minutos, faz o 2-1 para o conjunto russo.

63' - GOLOOOO do CSKA Moscovo! Vitinho, na marcação de uma grande penalidade, após mão de André Almeida na grande área, não vacilou e fez o golo do empate.

61' - Quase o golo do CSKA Moscovo! Após canto ensaiado do lado esquerdo, Wernbloom ensaia o remate acrobático. Valeu defesa atenta de Bruno Varela.

60' - Bem melhor o Benfica nesta segunda parte. Com mais jogadores no ataque e maior dinâmica dos alas, os encarnados vão encostando o CSKA às cordas em busca do tento da tranquilidade.

50' - GOLOOOOO do Benfica! Seferovic, o suspeito do costume! Cruzamento de Grimaldo e, na pequena área, apareceu o internacional suíço, a atirar de primeira para o golo do Benfica.

49' - Gritou-se 'golo' na Luz... mas a bola saiu ao lado. Seferovic foi às alturas e cabeceou às malhas laterais da baliza russa.

46' - Começa a segunda parte. É o CSKA quem dá o pontapé de saída.

45' - Intervalo no estádio da Luz. Jogo pouco conseguido por parte do Benfica, especialmente do ponto de vista ofensivo. Após uma entrada forte do CSKA, os homens de Rui Vitória organizaram-se e conseguiram empurrar o jogo para o meio-campo russo. Falta, no entanto, imaginação, uma vez que os poucos lances de perigo criados têm sido através de pontapés de fora da área.

39' - Lance duvidoso na área do CSKA. Seferovic cai, após lance dividido com um defesa adversário, pede-se grande penalidade, mas o árbitro manda seguir.

37' - Esteve perto, muito perto o golo do Benfica! Grimaldo ensaiou o remate colocado de fora da área, mas a bola vai direitinha ao poste da baliza do CSKA. Estava batido Akinfeev.

30' - Golovin responde e também tenta a sorte de fora da área. O remate vai forte e sai a centímetros da baliza de Bruno Varela.

25' - Zivkovic tenta a sorte de muito longe. A bola leva 'fogo', mas vai à figura de Akinfeev, que a desvia com uma 'sapatada'.

15' - Primeiro quarto de hora dividido na Luz. Os cinco minutos de jogo jogaram-se, maioritariamente, no meio-campo defensivo do Benfica, com o CSKA a encontrar espaços para almejar a baliza à guarda de Bruno Varela. Entretanto, os encarnados conseguiram recuperar e vão progredindo no campo.

0' - Pontapé de saída na Luz. É o Benfica quem parte com a bola.

'Onze' do Benfica: Bruno Varela; Alex Grimaldo, Lisandro López, Luisão, André Almeida; Filipe Augusto, Pizzi, Zivkovic, Salvio; Seferovic e Jonas.

'Onze' do CSKA Moscovo: Igor Akinfeev; Mário Fernandes, Golovin, Dzagoev, Schennikov;  Wernbloom,Vasili Berezutski, Aleksei Berezutski, Olanare; Vitinho.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório