Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Inflação acelera em agosto, mas continua abaixo da média da zona euro

Os números divulgados hoje mostram que os preços em Portugal continuam a aumentar, ainda que o ritmo não seja tão forte como noutros países europeus.

Inflação acelera em agosto, mas continua abaixo da média da zona euro
Notícias ao Minuto

11:19 - 12/09/17 por Bruno Mourão

Economia INE

Há boas e más notícias no boletim estatístico da inflação revelado hoje pelo Instituto Nacional de Estatística. Começando pela melhor parte, a economia portuguesa continua a dar sinais de recuperação e os preços são uma excelente indicação disso mesmo: "A variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor [IPC] aumentou para 1,1% em agosto de 2017, taxa superior em 0,2 pontos percentuais [p.p.] à registada no mês anterior, devido sobretudo à aceleração dos preços da classe Transportes" 

"O indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) registou uma variação homóloga de 1,3%, mais 0,3 p.p. que no mês anterior", revela o INE. 

Apesar da variação homóloga mais positiva, a variação mensal do IPC foi nula; ainda assim, é uma melhoria face à quebra de 0,7% de julho. 

As más notícias surgem na comparação com a restante zona euro: "O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor [IHPC] português registou uma variação homóloga de 1,3%, valor superior em 0,3 p.p. ao mês anterior e inferior em 0,2 p.p. à estimativa do Eurostat para a área do Euro (em julho, a diferença entre estas duas taxas foi de 0,3 p.p.)". 

"O IHPC registou uma variação mensal de 0,2% (-0,6% no mês anterior e nula em agosto de 2016) e uma variação média dos últimos doze meses de 1,2% (valor idêntico ao registado no mês anterior)", completa o Instituto Nacional de Estatística.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório