Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Nove qualidades que podemos adotar em qualquer momento da vida

Quem disse que 'burro velho não aprende línguas'?

Nove qualidades que podemos adotar em qualquer momento da vida
Notícias ao Minuto

10:10 - 11/09/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Estudo

Se há caraterísticas e traços de personalidade que nascem com cada pessoa, existem também caraterísticas e traços de personalidade que podem ser adquiridos ao longo da vida, seja por treino ou pela adoção de um estilo de vida em que sejam protagonistas.

As conhecidas histórias do 'sempre fui assim, já não vou mudar' e do 'burro velho não aprende línguas' são apenas o espelho da teimosia e do comodismo de algumas pessoas, não tivesse a psicologia encontrado 'qualidades' que podem ser adotadas ao longo da vida e incluídas no perfil de cada pessoa. E uma recente revisão científica publicada na semana passada na European Psychology vem defender isso mesmo.

Para os investigadores da Universidade de Bath, escreve a revista Health, as pessoas que procuram crescer, aprender e ter sucesso na vida tendem a ser ao longo da vida mais otimistas, espirituais/religiosas, motivadas, pro-ativas, flexíveis, adaptáveis, sociáveis, auto-confiante e apreciadoras da aprendizagem. Todas estas caraterísticas são adquiridas com o tempo e trabalhadas consoante os ideias de cada pessoa.

Contudo, para que tais qualidades seja implementadas na personalidade e estilo de vida da pessoa é também importante que a pessoa tenha oportunidades, apoio (da família, dos amigos, etc.), equilíbrio entre dificuldades e desafios, ambiente calmo, elevado grau de autonomia e confiança nos outros.

Para o mentor do estudo, o investigador Daniel Brown (agora a exercer na Universidade de Portsmouth), estas qualidades que podem ser adquiridas - quando existem um ambiente favorável para tal - vão ao encontro da sensação de bem-estar com a vida e com a própria pessoa e ainda com o agrado de ser bom em algo.

Embora a capacidade de adotar estas qualidades varie de pessoa para pessoa, um dos primeiros passos a dar é apostar na motivação interna, isto é, antes de tentar encontrar 'forças' no exterior (nos amigos, na família, no dinheiro), a pessoa deve ser capaz de olhar para si e ver quais os aspetos que pode e deve melhorar, encontrando uma motivação interna para fazer mais e melhor.

Se quer começar pelo otimismo, siga os conselhos da Universidade de Harvard. Se o objetivo é ser mais confiante, então tem aqui tudo o que precisa.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório