Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Sertã: Incêndio menos perigoso mas arderam várias casas e há dois feridos

Incêndio que começou ontem, sexta-feira, na Sertã, distrito de Castelo Branco, só começou esta noite de sábado a diminuir de intensidade. Só este sábado foram registados 129 novos focos de incêndio em território nacional.

Sertã: Incêndio menos perigoso mas arderam várias casas e há dois feridos
Notícias ao Minuto

23:36 - 09/09/17 por Anabela de Sousa Dantas

País ANPC

Várias casas arderam este sábado em várias pequenas localidades da Sertã. Por ser uma zona com diversos aglomerados populacionais dispersos pela floresta - e sem descontinuidade para com a mesma - não foi possível impedir o avanço das chamas. Segundo indicou o comandante Paulo Santos, da Autoridade Nacional de Proteção Civil, ao Notícias ao Minuto, "arderam várias casas, algumas de primeira habitação, fábricas abandonadas, armazéns agrícolas e anexos".

Póvoa da Várzea, Várzea dos Cavaleiros, Ribeira da Várzea e Maljoga são algumas das localidades afetadas, sendo que se tratam de pequenos aglomerados populacionais, com quatro/cinco habitações cada.

O comandante esclareceu, no entanto, que o incêndio começou a diminuir de intensidade, sendo já possível o combate direto. Espera-se que possa ficar controlado nas próximas horas, estando no local 756 operacionais apoiados por 252 viaturas.

Do combate a este incêndio resultaram dois feridos: um civil, com ferimentos leves, que foi encaminhado para o Centro de Saúde da Sertã, e um bombeiro sapador, com um trauma torácico provocado por uma queda, que foi transportado para o Hospital de Coimbra, mas também fora de perigo.

Entretanto, surgiu no mesmo distrito um novo foco de incêndio, em Proença-a-Nova, mais precisamente na localidade de Chão do Galego. Este incêndio "arde com bastante intensidade" em zona de pinhal e eucaliptal e com muitas projeções. Nesta altura, arde uma área exclusivamente de floresta.

O comandante Paulo Santos sublinhou, ainda, que durante todo o dia de sábado foram registados 129 novos focos de incêndio em todo o território nacional.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório