Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Graça Mira Gomes vai liderar as Secretas portuguesas

A embaixadora Graça Mira Gomes é o nome escolhido por António Costa para secretária-geral do Sistema de Informações da República (SIRP), anunciou o gabinete do primeiro-ministro em comunicado.

Graça Mira Gomes vai liderar as Secretas portuguesas
Notícias ao Minuto

19:16 - 04/09/17 por Notícias ao Minuto

País SIRP

"O Primeiro-ministro indigitou hoje para o exercício de funções como Secretária Geral do SIRP a Embaixadora Maria da Graça Mira Gomes", pode ler-se no comunicado enviado às redações pelo gabinete de António Costa.

Graça Mira Gomes que é, desde 2015, embaixadora portuguesa junto da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), em Viena, foi indicada para suceder a Júlio Pereira na liderança das Secretas portuguesas.

Segundo a nota enviada pelo Governo, a embaixadora é licenciada em Direito pela Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica de Lisboa, com pós-graduação em Estudos Europeus da mesma universidade e “possuí larga experiência em questões relacionadas com a política externa e de segurança e defesa”. 

“O primeiro-ministro informou o líder do principal partido da oposição, Dr. Pedro Passos Coelho, desta indigitação”, pode ler-se ainda no documento.

Esta escolha vem na sequência da tentativa sem sucesso de nomear José Pereira Gomes, uma nomeação que acolheu várias criticas devido à atuação deste durante o tempo que chefiou a Missão de Observação Portuguesa ao Processo de Consulta da ONU, em Timor Leste, durante 1999. O diplomata acabou por se retirar da proposta para liderar o SIRP.

[Notícia em atualizada às 19h30]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório