Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Pela primeira vez na Florida, homem branco será executado por matar negro

Mark James Asay matou Robert Lee Booker, um prostituto negro, em 1987. Execução está planeada para esta quinta-feira às 18h (23h em Lisboa).

Pela primeira vez na Florida, homem branco será executado por matar negro
Notícias ao Minuto

23:26 - 24/08/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Estados Unidos

Será executado esta quinta-feira, através de injeção letal, Mark James Asay, de 53 anos de idade. O supremacista branco foi condenado à pena de morte, na Florida, por ter cometido um duplo homicídio em 1987. Asay matou Robert Lee Booker, de 34 anos, um prostituto negro, e Robert McDowell, de 26 anos, que se pensava ser também da mesma etnia mas era hispano-americano.

A execução está marcada para as 18h locais (23h em Lisboa).

Trata-se da primeira execução de um homem branco por questões raciais nos 190 anos de execuções do estado da Florida, conta o Washington Post – a primeira execução foi em 1827, quando um soldado foi enforcado por homicídio. Por outro lado, contando só desde a reinstauração da pena de morte, em 1976, foram executados pelo estado 18 negros por matar brancos.

Mark James Asay matou Robert Lee Booker numa noite de bebedeira, a 18 de julho de 1987. Saiu com o irmão e com um amigo para procurar prostitutas e o irmão parou o carro para falar com Lee Booker. Asay disparou contra o estômago do homem, causando a incredulidade do irmão. “É preciso ensinar aos negros quem manda”, disse.

Mais tarde, nessa mesma noite, matou McDowell, conhecido travesti, com seis tiros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório