Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Marítimo não teve pedalada para travar carrossel de Kiev

O Dínamo Kiev derrotou e eliminou, esta quinta-feira, o Marítimo (3-1), num jogo difícil e complicado para os comandados de Daniel Ramos.

Marítimo não teve pedalada para travar carrossel de Kiev
Notícias ao Minuto

19:39 - 24/08/17 por Notícias Ao Minuto

Desporto Direto

Análise: Acabou o sonho europeu do Marítimo em 2017/18. O conjunto insular foi, esta quinta-feira, derrotado pelo Dínamo Kiev, ficando assim eliminado da Liga Europa. Depois de um nulo na 1.ª mão, registado na Madeira, o Marítimo sofreu esta tarde uma derrota (3-1), num jogo que esteve sempre controlado pelo conjunto ucraniano. 

Depois de 20 minutos onde ficou na retina a boa coesão defensiva do Marítimo, um erro de Zainadine fez com que Garmash abrisse o marcador quando o relógio já passava para lá da meia hora. O central insular tentou corte a bola, mas acabou por isolar o adversário que, perante Charles, só teve mesmo de encostar. 

Passados apenas quatro minutos, o Dínamo voltaria a marcar, mas desta vez na sequência de um livre direto, por intermédio de Morozyuk. Apesar do belo efeito descrito pela bola, Charles não fica totalmente isento de culpas. 

Os dois golos sofridos num tão curto espaço de tempo, deixaram o Marítimo desanimado e sobretudo consciente de que a tarefa de chegar à fase de grupos da Liga Europa estava tudo menos fácil. 

Depois do intervalo, o Marítimo voltaria a sofrer um novo. Aos 62 minutos, o ex-benfiquista Derlis Gonzales aproveitou da melhor maneira um cruzamento do lado direito do ataque do Dínamo para enviar a bola para o poste mais distante da baliza à guarda de Charles. 

O golo selou por completo o triunfo do Dínamo que, ainda assim, não evitou a reação do Marítimo. Em causa, estava o orgulho da formação insular que, na sequência de um canto, ainda conseguiu reduzir a desvantagem e alimentar a esperanaça de chegar à fase de grupos da Liga Europa. Erdem Sen estava no sítio certo, à hora certa e só teve mesmo de encostar. 

Apesar do esforço e de outra tentativa por parte de Everton, que ficou perto de fazer o segundo golo insular, seria o Dínamo a conseguir arrecadar o triunfo e a carimbar a passagem à fase seguinte da prova europeia. Por seu turno, o Marítimo apresentou-se a bom nível mas enfrentou uma formação experiente e habituada aos grandes palcos, o que se revelou decisivo no jogo desta tarde. 

Momento do jogo: O segundo golo do Dínamo acabou com as esperanças insulares. Antes do apito incial, o Marítimo tinha tudo para estar otimista. A pressão estava do lado adversário e um golo marcado poderia ser suficiente para passar. No entanto, tudo mudou em cinco minutos. O Marítimo sofre dois golos nesse período e as contas complicam-se de forma definitiva. 

Direto

90'+3 - Apito final! O Marítimo está fora da Liga Europa. 

82'- Charles!! Mais uma grande defesa do guardião brasileiro e a evitar o quarto golo do Dínamo após remate de Mbokani!

77'- Quase!! Everton ficou tão perto de fazer o segundo golo do Marítimo. Ibson entrou pela grande área do Dínamo cruzou para o avançado brasileiro que com tudo para fazer melhor, atirou ao lado. 

70'- Volta a mexer Daniel Ramos. Sai Sen, autor do golo, e entre Lundberg, avançado dinamarquês. 

68'- GOOOOOLLLO MARÍTIMO! Erdem Sen não vacila e faz o primeiro golo do Marítimo na partida, relançando a partida em Kiev! 

65'- Everton atira à trave! O remate do brasileiro sai enrolado mas acaba por embater no ferro da baliza do Dínamo. 

62'- Golo do Dínamo! Agora sim, Derlis Gonzalez introduz a bola na baliza do Marítimo de forma legal e amplia a vantagem da formação ucraniana. Está feito o 3-0 e o Marítimo parece totalmente afastado da Liga Europa. 

58'- Derlis González introduziu a bola na baliza insular mas o árbitro anula o lance. Em causa está uma falta cometida pelo ex-Benfica sobre Zainadine. 

Primeiros dez minutos com o Marítimo tenta reagir à desvantagem mas, para já, sem grandes efeitos práticos... 

45'- Recomeça a partida! Cléber entra para o lugar de Éber Bessa e Ibson para a vaga de Gildo.

45'+3 - Intervalo em Kiev! O Marítimo perde por 2-0 e caso o resultado se mantenha assim até ao final da partida, a formação orientada por Daniel Ramos esta fora da Liga Europa. 

Estes dois golos em cinco minutos, tornam a tarefa do Marítimo praticamente impossível. Os jogadores insulares até estavam em bom plano, mas, para já, o que vai contando é a eficácia do Dínamo que se traduziu em dois golos e numa vantagem confortável. Para passar a eliminatória, o Maríitmo precisa de marcar dois golos e tem precisamente 50 minutos para fazê-lo. 

35'- Golo do Dínamo! Morozyuk, através da cobrança de um livre direto, bate Charles. Apesar da distância e da bola sair do pé do homem do Dínamo, o guardião brasileiro dos insulares parece ficar mal batido... 

33'- Erdem Sen derruba Sydorchuk e o árbitro assinala livre contra o Marítimo. Atenção ao perigo!

31'- Golo do Dínamo! Na sequência de um cruzamento, Zainadine desvia a bola para trás e Garmash não perdoou. Está feito o primeiro em Kiev. Adivinha-se tarefa complicada para os comandados de Daniel Ramos...

29'- Que defesa de Charles!! O guardião a salvar o Marítimo!! Enorme!! Grande remate de Mbokani, a bola ainda desvia em Pablo, mas o guarda-redes brasileiro a fechar a baliza insular! Passou o perigo! 

22'- Golo anulado ao Dínamo! Yarmolenlo introduziu a bola dentro da baliza à guarda de Charles, mas o árbitro prontamente assinalou fora de jogo por posição irregular. 

Primeiros 20 minutos de algum equilíbrio e com destaque para a organização defensiva do Marítimo. A coesão dos insulares parece estar a 'irritar' a formação ucraniana. 

8'- Cartão amarelo para Tomasz Kedziora (Dínamo). 

0'- Rola a bola em Kiev! Começa a partida entre Dínamo e Marítimo. 

'Onze' do Dínamo: Koval; Morozyuk, Vida, Kadar, Kedziora; Garmash, Gonzalez, Builaskyi, Sydorchuk, Yarmolenlo; Mbokani. 

'Onze' do Marítimo: Charles; Bebeto, Pablo Santos, Zainadine, Luís Martins; João Gamboa, Erdem Sen, Éber Bessa; Ricardo Valente, Gildo e Everton.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório