Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Espanha forneceu informação concreta sobre projeto de atentado na Holanda

A polícia holandesa recebeu uma "informação concreta" da polícia espanhola sobre um projeto de atentado na sala de espetáculos Maassilo de Roterdão, motivando a anulação de um concerto de rock na quarta-feira à noite, informou fonte policial.

Espanha forneceu informação concreta sobre projeto de atentado na Holanda
Notícias ao Minuto

13:13 - 24/08/17 por Lusa

Mundo Terrorismo

"Houve uma informação concreta de que um atentado seria cometido nesta data, neste endereço, contra este grupo de rock" [o californiano Allah-Las], disse à AFP o chefe da polícia de Roterdão, Frank Paauw.

A polícia da Holanda continua a interrogar um holandês de 22 anos, detido esta madrugada na província de Brabante, para determinar se está relacionado com a ameaça terrorista que levou ao cancelamento do concerto, afirmou um porta-voz da polícia à agência Efe.

O homem foi detido após ter sido recebido um alerta da Guarda Civil espanhola e depois de as autoridades holandesas realizarem várias investigações, indicou a mesma fonte.

A sua casa foi revistada esta madrugada em busca de pistas e indícios e o detido encontra-se nas instalações policiais, submetido a interrogatório, segundo a polícia.

O alerta da Guarda Civil espanhola "não está relacionado com os ataques da semana passada" na Catalunha, tendo surgido de investigações que as autoridades de Espanha iniciaram "muito antes de terem sido perpetrados os atentados" em Barcelona e Cambrils (Terragona), acrescentou a fonte policial.

A polícia holandesa, no entanto, não confirmou se os planos para levar a cabo o suposto ataque que ia ter lugar na quarta-feira à noite foram totalmente frustrados.

Por seu lado, o espanhol detido com uma carrinha que transportava botijas de gás, perto da sala de espetáculos onde ia realizar-se o concerto, continua detido e está também a ser interrogado pela polícia.

O homem, que estava ébrio no momento da detenção, é um mecânico que "ofereceu uma explicação sobre o transporte das botijas e gás" que a polícia está a tentar confirmar.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório