Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Usar emojis em e-mails de trabalho pode fazê-lo parecer incompetente

Costuma colocar sorrisos em e-mails de trabalho para que gostem mais de si e o acham mais simpático? Isto pode ter um efeito contrário.

Usar emojis em e-mails de trabalho pode fazê-lo parecer incompetente
Notícias ao Minuto

09:07 - 24/08/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Estudo

De acordo com um estudo realizado por investigadores das universidades de Amesterdão (Holanda), Haifa e Negev (ambas em Israel), utilizar emojis, mesmo que só seja um sorriso, nos e-mails de trabalho não só pode afetar negativamente a informação que está a querer passar, como pode ser visto pelos destinatários como um sinal de incompetência.

Segundo as conclusões do estudo, publicado na revista Social Psychological and Personality Science, utilizar emojis de sorriso (smiley) em e-mails formais de trabalho faz com que quem os recebe considere as pessoas que os enviam menos competentes e ainda faz com que estejam menos dispostas a partilhar informações na resposta.

Elka Gilkson, uma das autoras do estudo, comentou: “As nossas conclusões trazem indícios de que, ao contrário de um sorriso ao vivo, que traz uma sensação calorosa, os smileys (sorrisos digitais) não aumentam as impressões de que a pessoa é calorosa e ainda diminuem as perceções de competência. Em e-mails formais de trabalho, um smiley não é um sorriso.”

Como reporta o New York Daily News, para este estudo os investigadores realizaram uma série de testes – de análise de vários e-mails, uns com smiley e outros sem - com a ajuda de 549 participantes de 29 países.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório