Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

PSP e GNR alertam para fraude com chamadas internacionais

Esquema de burla tem vindo a fazer várias vítimas.

PSP e GNR alertam para fraude com chamadas internacionais
Notícias ao Minuto

21:15 - 23/08/17 por Patrícia Martins Carvalho

País Conselhos

Entre julho e agosto foram vários os portugueses que receberam chamadas de números internacionais. O telefone tocava por breves instantes, tornando-se impossível atender a chamada, o que instigava as pessoas a ligar de volta. Porém, ao fazerem-no e, pese embora ninguém atendesse, o valor da chamada era cobrado à mesma em forma de valor acrescentado.

Face às denúncias que têm sido feitas às autoridades, tanto a PSP como a GNR decidiram alertar os cidadãos para o esquema fraudulento para, desta forma, evitar que o mesmo se propague e alcance dimensões verdadeiramente problemáticas.

A PSP “recomenda [às pessoas] para não devolverem chamadas de números internacionais desconhecidos, as quais normalmente têm origem em países africanos e europeus, não se excluindo a possibilidade de chamadas oriundas de outros continentes”.

Já a GNR aconselha a quem receber uma chamada internacional que “não atenda” e que, de seguida, “entre em contacto com a sua operadora para solicitar informações adicionais”.

As duas forças de segurança sublinham que estes conselhos surgem na sequência “do elevado número de denúncias” que têm recebido, nomeadamente a partir das redes sociais.

Recorde-se que o Notícias ao Minuto conversou com Luís Moura Brás, da empresa especializada em telecomunicações WeDo Technologies, que afirmou que, neste caso, “é difícil imputar responsabilidades às operadoras” a atuar em Portugal.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório