Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Ordem apoia protesto de enfermeiros e diz que "deve ser alargado"

A Ordem dos Enfermeiros (OE) manifestou hoje o seu apoio ao protesto dos enfermeiros de saúde materna e obstetrícia, considerando mesmo que deve estender-se a outras especialidades da enfermagem.

Ordem apoia protesto de enfermeiros e diz que "deve ser alargado"
Notícias ao Minuto

18:29 - 23/08/17 por Lusa

País Carreira

Em comunicado, a OE considera que o ministro da Saúde "perdeu a oportunidade de honrar a sua palavra", dando o seu aval ao protesto dos enfermeiros especialistas que a partir de quinta-feira suspendem algumas funções e podem provocar constrangimentos em blocos de parto.

A Ordem afirma mesmo que o protesto dos enfermeiros especialistas em saúde materna e obstetrícia "deve estender-se também às restantes especialidades".

"Vamos defender os especialistas até às últimas consequências", afirma a bastonária dos Enfermeiros na nota divulgada à comunicação social.

A OE está a preparar a impugnação da homologação do parecer do conselho consultivo da Procuradoria-geral da República que considerou que esta forma de protesto dos enfermeiros especialistas, que já tinha ocorrido em julho, pode motivar processos de responsabilidade disciplinar e civil, bem como levar os profissionais a incorrer em faltas injustificadas.

A Ordem dos Enfermeiros contesta este parecer por considerar "que foi elaborado com base em informações erradas fornecidas pelo ministro da Saúde".

Os enfermeiros especialistas em saúde materna e obstetrícia regressam quinta-feira ao protesto que pode afetar blocos de parto e maternidades.

O movimento dos Enfermeiros Especialistas em Saúde Materna e Obstetrícia (ESMO) decidiu retomar o protesto que passa por deixar de realizar as funções de especialista, pelas quais estes profissionais ainda não são pagos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório