Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

PSP reforça a segurança e vigilância em zonas de afluência de pessoas

O ataque terrorista de Barcelona veio trazer novas preocupações no que toca à segurança dos cidadãos.

PSP reforça a segurança e vigilância em zonas de afluência de pessoas
Notícias ao Minuto

18:38 - 21/08/17 por Inês André de Figueiredo

País Comunicado

A Polícia de Segurança Pública (PSP) de Lisboa divulgou um comunicado que tem como principal princípio alertar os cidadãos para procedimentos relevantes para manter a segurança.

Nos últimos meses tem havido um “reforço da vigilância e segurança em áreas e locais de maior concentração de pessoas”, mas a permanente a adaptação a diversas realidades levou o comando de Lisboa a propor um reforço ainda maior de “medidas passivas de segurança na via pública”.

Pretende-se “melhorar a proteção em zonas com elevada afluência de pessoas, permitindo soluções compatíveis com o acesso rápido para eventuais operações de socorro, em particular por parte dos bombeiros e ambulâncias, nomeadamente colocação de barreiras físicas (blocos de betão e pilaretes) para dificultar o acesso de veículos”, sendo que o terrorismo com recurso ao atropelamento de pessoas tem vindo a aumentar.

A PSP vem, assim, reiterar que a iniciativa de implementação de medidas no terreno, como o caso das barreiras de proteção em diversos locais de Lisboa, que já estavam pensadas ainda antes do atentado de Barcelona.

“De momento esta intervenção está a ser feita em coordenação com a CML, na zona do Chiado, Rua Augusta e Mosteiro dos Jerónimos, seguindo-se outros locais da área de jurisdição do Comando Metropolitano de Lisboa sempre que após avaliação se considere ser de implementar”, pode ler-se no comunicado.

O que deve ser feito em caso de atentado terrorista? 

Caso ocorra um atentado terrorista ou algo que se pareça ter os mesmos contornos, a PSP aconselha três atos: Fugir, proteger e ligar para o 112.

“Em caso de ataque: FUGIR. Esta é a melhor opção para se proteger. Não tente enfrentar, não tente negociar. Se não conseguir… PROTEGER. Esconda-se, barrique-se num edifício ou estabelecimento até que as autoridades cheguem ao local. Quando em segurança… LIGAR. Use o 112. A sua descrição dos acontecimentos pode ajudar a polícia. Se estiver escondido, diga onde se encontra, isso vai facilitar o seu socorro. Lembre-se FUGIR, PROTEGER, LIGAR”, alerta a PSP.

Notícias ao Minuto

Recomendados para si

;
Campo obrigatório