Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Eis por que os ouvidos 'entopem' quando anda de avião e o que fazer

Sim, a culpa é da pressão, mas sabe exatamente o que se passa ou o que deve fazer?

Eis por que os ouvidos 'entopem' quando anda de avião e o que fazer
Notícias ao Minuto

14:15 - 21/08/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Curiosidades

Num dia normal e de pés bem assentes na terra a pressão do ar é igual em ambos os nosso ouvidos, com o ar a passar facilmente pela trompa de eustáquio. O mesmo não acontece quando estamos no ar, a viajar de avião, por exemplo.

A revista Time revela que ainda que a cabina do avião tenha pressão, rapidamente esta torna-se desigual nos nossos ouvidos e conseguimos sentir isso logo, sentido os ouvidos entupidos, com estalidos ou até dor.

O mesmo acontece quando se pratica mergulho. Debaixo de água a pressão aumenta e o tubo eustáquio não se adapta a ela suficientemente rápido para não sentir os ouvidos entupidos.

O Dr. Carl Philpott, professor de rinologia e olfatologia na Norwich Medical School na University of East Anglia, em Inglaterra, revelou à mesma revista que o melhor que pode fazer para aliviar a pressão e a dor nos ouvidos é bocejar e engolir a saliva, uma vez que estes movimentos ajudam a abrir o tubo eustáquio.

Como a sucção pode ajudar a engolir mais, nas crianças, por exemplo, dar-lhes uma chupeta, um biberão ou uma chupa-chupa pode ajudá-las a recuperar a estabilidade da pressão nos ouvidos.

Usar um spray nasal (quando o avião levanta e pousa) ou tomar um descongestionante nasal antes de voar ou mergulhar também pode ajudar a prevenir dores desconfortáveis.

O que é que acontece se não fizer nada para desentupir os ouvidos nestas situações?

Além de sentir os ouvidos cheios de pressão, se desentupir a trompa de eustáquio, o fluido pode "escorrer para a área das membranas na tentativa de ultrapassar o vácuo", uma condição conhecida como "fluido na orelha", de acordo com a American Academy of Otolaryngology-Head and Neck Surgery. Raramente, isto acontece, mas pode levar ao desenvolvimento de um buraco no ouvido, perda de audição ou tonturas, diz o site do grupo.

As crianças sofrem mais com as alterações de pressão porque têm a trompa de eustáquio mais curta, mas em geral, quem está com o nariz ou tem infeções no ouvidos também será mais afetado.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório