Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Cura da calvície à vista? Descoberta pode fazer o cabelo voltar a crescer

Um grupo de cientistas acredita ter descoberto uma nova forma de ativar os folículos dormentes e fazer o cabelo voltar a crescer.

Cura da calvície à vista? Descoberta pode fazer o cabelo voltar a crescer
Notícias ao Minuto

11:13 - 17/08/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Estudo

Um novo estudo realizado em ratos mostrou que o aumento da produção de lactase acelera geneticamente as células-tronco nos folículos capilares dormentes fazendo com que estes cresçam novamente.

A lactase é uma enzima que catalisa a hidrólise da lactose em glicose e galactose. Faz parte da secreção intestinal de mamíferos jovens e é essencial para a digestão do leite.

Os investigadores da Universidade da Califórnia, em Los Angeles (UCLA) acreditam que esta descoberta pode originar a criação de novos medicamentos para ajudar as pessoas que sofrem de alopecia ou calvície, os termos médicos para a perda de cabelo.

Como cita o Daily Mail, Willim Lowry, professor de biologia molecular na UCLA e principal autor do estudo, destaca: "Antes disto, ninguém sabia que aumentar ou diminuir a lactase teria um efeito nas células-tronco do folículo piloso. Assim que vimos como a alteração da produção de lactase nos ratos influenciou o crescimento do cabelo, isso levou-nos a procurar medicamentos que potencialmente poderiam ser aplicados à pele e ter o mesmo efeito".

Para já a equipa de investigadores descobriu duas drogas experimentais que quando aplicadas na pele dos ratos têm este efeito de fazer os pelos crescer, chama-se RCGD423 e UK5099. Ainda serão necessários mais estudos para comprovar esta influência da lactase em humanos e só posteriormente se poderá pensar em testar novas drogas.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório