Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Balanço oficial: 12 mortos e 52 feridos, sete dos quais em estado grave

Autoridades fazem agora o balanço oficial sobre a queda de uma árvore no Funchal. Serão decretados três dias de luto.

Balanço oficial: 12 mortos e 52 feridos, sete dos quais em estado grave
Notícias ao Minuto

16:35 - 15/08/17 por Anabela de Sousa Dantas

País Madeira

A queda de uma árvore de grande porte na freguesia do Monte, no Funchal, durante um evento religioso resultou esta terça-feira em 12 mortos e 52 feridos, sete dos quais em estado grave. De acordo com o comunicado há minutos pelas autoridades, um desses óbitos é uma criança.

Entre os feridos estão algumas crianças e quatro cidadãos de nacionalidade estrangeira, cujas nacionalidades já foram identificadas: francesa, alemã e um húngara.

O anúncio foi feito pelo secretário Regional da Saúde, que tutela a Proteção Civil da Madeira, Pedro Ramos, que estava acompanhado pelo presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque.

Pedro Ramos indicou que dez das vítimas mortais faleceram no local. As restantes duas são uma mulher que faleceu no hospital e a criança já confirmada como vítima mortal, que "chegou já cadáver" ao hospital.

O responsável revelou que o alerta foi dado às 12h08, quando foi articulada e acionada a Proteção Civil, sendo que os meios chegaram ao local cinco minutos depois. Estiveram envolvidos nas operações um total de 21 meios, 55 operacionais e sete entidades. 

Foram divulgadas duas linhas de apoio ou informações sobre o acidente: 291 705 779 e 291 705 678.

Miguel Albuquerque, por seu turno, anunciou que o Governo Regional realiza às 17:30 uma reunião extraordinária de emergência, em que serão decretados três dias de luto regional. Será feito um novo briefing às 19h30 a partir do Hospital Dr. Nélio Mendonça, para onde foram levados os feridos.

Recorde-se que o incidente aconteceu quando uma árvore de grande porte cedeu e caiu esta terça-feira por volta do meio-dia no Largo da Fonte, na freguesia do Monte, durante a festa em honra da padroeira da Madeira. No local estavam centenas de pessoas. O carvalho, com 200 anos, estaria já sinalizado desde 2014 e em março deste ano já tinha caído um galho de grande porte na mesma zona.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório