Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Incêndio perto de Atenas fere bombeiro e destrói casas

Um bombeiro ficou ferido e várias casas ficaram destruídas na sequência de um grande incêndio que deflagrou hoje à tarde numa zona de pinhal localizada perto de Kalamos, a cerca de 40 quilómetros da capital grega, Atenas.

Incêndio perto de Atenas fere bombeiro e destrói casas
Notícias ao Minuto

19:40 - 13/08/17 por Lusa

Mundo Grécia

O bombeiro ficou ferido quando combatia as chamas e foi transportado para um hospital local.

O forte vento sentido na zona está a dificultar o combate às chamas. Cerca de 40 bombeiros, apoiados por 18 veículos, um grande número de voluntários e três meios aéreos estão no terreno a tentar travar o incêndio.

Fontes da Proteção Civil grega indicaram que dois acampamentos de férias para crianças foram evacuados como medida de prevenção, uma vez que se encontravam numa zona de potencial perigo, segundo os 'media' locais.

Segundo imagens transmitidas pelas televisões gregas, pelo menos duas casas foram destruídas pelo fogo, mas este número pode subir para cinco ou seis.

A par deste incêndio, a situação na ilha grega turística de Zakynthos, no Mar Jónico, onde os bombeiros lutam há três dias contra vários fogos, piorou durante o dia de hoje.

Os ´media' locais estão a relatar que pelo menos uma casa foi destruída pelas chamas, a cerca de 100 metros da povoação de Agalas, na zona sudoeste da ilha.

Hoje à tarde, o número de frentes ativas tinha aumentado para pelo menos 12. No terreno, estavam 150 bombeiros, apoiados por 40 veículos, bem como um grande número de voluntários e quatro helicópteros.

Também em Zakynthos a intensidade do vento está a dificultar os trabalhos de combate, indicou o secretário-geral da Proteção Civil grega, Yannis Kapakis, em declarações à agência noticiosa grega AMNA.

Segundo Kapakis, as investigações preliminares apontam claramente que estas ocorrências têm mão criminosa, pois ocorreram em simultâneo em vários pontos diferentes.

Versão também corroborada pelo serviço nacional de bombeiros que afirmou que existem "suspeitas bem fundamentadas" de fogo posto, depois de cinco incêndios terem deflagrado sábado à noite e durante a madrugada de domingo, que foram depois seguidos de outros três fogos que começaram hoje de manhã.

"Isto foi planeado", afirmou, por sua vez, o ministro da Justiça grego, Stavros Kontonis, durante uma deslocação à ilha de Zakynthos.

Os bombeiros gregos informaram que estes incêndios estão a consumir sobretudo áreas de floresta e olivais.

Cerca de 53 incêndios florestais deflagraram na Grécia entre sábado e hoje.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório