Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Prémios e menção honrosa para obras portuguesas em Locarno

Também se falou português entre o palmarés do festival suíço.

Prémios e menção honrosa para obras portuguesas em Locarno
Notícias ao Minuto

16:08 - 12/08/17 por Notícias Ao Minuto com Lusa

Cultura Cinema

O documentário português 'António e Catarina', uma obra da autoria de Cristina Hanes, acaba de ser premiado em Locarno.

A obra é um dos vencedores desta 70ª edição do Festival de Locarno, tendo sido galardoada com o Pardino d'Oro, prémio máximo da secção competitiva internacional Pardi di domani.

Há, no entanto, outras obras a ter em conta. A produção luso-francesa ‘9 doigts’  (9 dedos’), valeu a  F.J. Ossang o prémio de realização.

Ossang foi descrito pela organização como "um radical livre, praticando, com o seu cinema, um estilo particular, partindo do mundo pós-apocalíptico de ficção científica, para se aproximar do punk e do 'film noir'".

O realizador acompanhou a sua retrospetiva em Vila do Conde, ao longo da semana em que também viu o seu nome anunciado para o festival de Locarno, com a seleção de '9 Dedos', o seu mais recente filme, rodado em Portugal, numa coprodução com O Som e a Fúria, que conta com Paul Hamy como protagonista, ator que já fora 'O Ornitólogo', de João Pedro Rodrigues, que venceu o prémio de melhor realizador em Locarno em 2016.

O realizador francês já filmara em Portugal 'Le Trésor des Îles Chiennes', com o produtor Paulo Branco, fizera 'Dharma Guns', com a participação da Cinemate, e entregara o papel principal de 'Docteur Chance' ao ator Pedro Hestnes, que morreu em 2011, num elenco que também contava com Diogo Dória e José Wallenstein.

Também ‘Verão Danado’, de Pedro Cabeleira, foi alvo de uma menção honrosa, na secção de ‘cineastas do presente’.

Ainda na categoria de jovens realizadores, que atribuiu uma menção honrosa à primeira obra de Pedro Cabeleira, foi distinguida a coprodução franco-portuguesa 'Milla', de Valerie Massadian, que conquistou o Prémio Especial do Júri.

Na categoria 'Sinais de Vida', a obra 'Era uma Vez Brasília', de Adirley Queirós, coproduzida por Brasil e Portugal, conquistou uma menção honrosa.

'António e Catarina', o documentário de produção portuguesa realizado pela romena Cristina Hanes, venceu o Leopardo de Ouro para Melhor Curta-Metragem Internacional.

Citada num comunicado da sua assessoria de imprensa, a jovem realizadora nascida em 1991, explica como surgiu a obra, que levou três anos a realizar, enquadrada no seu mestrado em Realização de Documentário, e que retrata a sua relação com um desconhecido, um homem de 70 anos.

"Este filme é uma viagem com Augusto, um homem 45 anos mais velho que eu, que conheci acidentalmente. Nesse momento, impressionada pela sua figura sedutora e enigmática tirei-lhe uma fotografia. Enquanto caminhávamos numa avenida de Lisboa, ele sussurrou-me ao ouvido 'vamos dar as mãos e imaginar que estamos em Paris'. Encontrámo-nos durante três anos no quarto dele, movidos pelo desejo de estarmos juntos. Através do cinema, eu pude preservar momentos fugazes dos nossos encontros. Quando terminei o filme fui surpreendida pela notícia da morte de Augusto e percebi que tínhamos partilhado os últimos três anos da vida dele", explicou a realizadora, citada no comunicado.

Locarno, para além do prémio de melhor realizador para João Pedro Rodrigues, já anteriormente tinha distinguido, em 2014, o filme de Pedro Costa 'Cavalo Dinheiro', com o prémio de melhor realização e uma menção especial da Federação Internacional de Cineclubes, enquanto no ano anterior, 2013, o realizador português Joaquim Pinto conquistara o prémio especial do júri, o prémio da crítica e o prémio do júri jovem do festival, com o documentário 'E agora? Lembra-me'.

Gabriel Abrantes ('Liberdade', 'A History of Mutual Respect') e Gonçalo Tocha ('É na Terra não É na Lua') são outros realizadores portugueses distinguidos em anos recentes, no Festival de Locarno.

No Facebook, o festival de Locarno tem estado a partilhar imagens que dão conta do palmarés desta 70ª edição.

[Atualizada às 16h32]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório