Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

Merkel promete pleno emprego na Alemanha até 2025

Angela Merkel afirmou hoje que a Alemanha está em vias de atingir o pleno emprego até 2025, um objetivo chave da chanceler alemã para a entrada na campanha eleitoral para as legislativas de setembro.

Merkel promete pleno emprego na Alemanha até 2025
Notícias ao Minuto

15:42 - 12/08/17 por Lusa

Economia Chanceler

"Estaremos no pleno emprego até 2025, ou seja, com uma taxa de desemprego de 3%, e creio que podemos lá chegar", afirmou a dirigente cristã-democrata no seu primeiro discurso da campanha, em Dortmund (oeste).

A promessa consta do programa económico da união conservadora CDU-CSU cujas linhas gerais foram apresentadas no início de junho.

A chanceler alemã sublinhou que, para chegar ao pleno emprego, serão reforçados os esforços no acompanhamento dos desempregados de longa duração, ou seja, trabalhadores no desemprego há mais de um ano, que na Alemanha já ultrapassam um milhão de pessoas.

Num país com uma população envelhecida que tem de lidar com um afluxo de reformados, dar trabalho à quase totalidade dos ativos alemães é percecionado por Merkel como "a possibilidade" para não ter de baixar o nível das pensões ao mesmo tempo que também as contribuições sociais devem aumentar.

A chanceler, que acaba de regressar de férias, defendeu globalmente a sua ação à frente do país, numa altura em que o número de pessoas sem emprego passou dos mais de cinco milhões desde que chegou ao poder em 2005 para os cerca de 2,5 milhões de pessoas atualmente, tendo a taxa de desemprego de julho ficado nos 5,7% da população ativa.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório