Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Exército sírio conseguiu controlar por completo cidade de Al Sujna

As forças governamentais sírias conseguiram controlar por completo a cidade de Al Sujna, no leste da província de Homs (centro), conquistada ao grupo extremista Estado Islâmico (EI), informaram hoje fontes oficiais e ativistas.

Exército sírio conseguiu controlar por completo cidade de Al Sujna
Notícias ao Minuto

13:43 - 12/08/17 por Lusa

Mundo Homs

As tropas leais ao presidente sírio, Bashar al-Assad, tomaram Al Sujna há uma semana, mas nos últimos dias tiveram de enfrentar contra-ataques do EI.

Uma fonte militar citada pela agência oficial síria, SANA, disse que hoje de manhã o exército sírio "dominou por completo a cidade de Al Sujna após operações intensas contra" os 'jihadistas'.

Os combates "causaram a morte de grande número de terroristas", tendo ainda sido destruídas munições e armas.

O Observatório Sírio dos Direitos Humanos indicou, por seu turno, que o exército terminou hoje de desminar a cidade, a última localidade da província de Homs que ainda estava nas mãos do Estado Islâmico.

Nas últimas semanas, o exército sírio e os seus aliados têm avançado contra o EI no leste de Homs e no sul da província vizinha de Raqa.

Em Raqa decorre também a ofensiva das Forças da Síria Democrática (FSD), uma aliança liderada por milícias curdas e apoiada pelos Estados Unidos.

As FSD iniciaram em 06 de junho o assalto à cidade de Raqa, capital da província e considerada a capital do califado autoproclamado pelo grupo extremista Estado Islâmico em 2014 na Síria e no Iraque.

Desencadeado em março de 2011 para reprimir manifestações pró-democracia, o conflito na Síria agravou-se ao longo dos anos, com o envolvimento de diferentes atores regionais e internacionais, assim como grupos terroristas, num território fragmentado.

A guerra já causou mais de 330 mil mortos e milhões de deslocados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório