Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Festival de Cinema de Locarno termina com "Verão Danado" em competição

O Festival de Cinema de Locarno termina hoje, na Suíça, e tem a longa-metragem portuguesa "Verão Danado", primeira obra de Pedro Cabeleira, na competição para jovens realizadores, entre outros cinco filmes com produção nacional.

Festival de Cinema de Locarno termina com "Verão Danado" em competição
Notícias ao Minuto

07:00 - 12/08/17 por Lusa

Cultura Eventos

Estreado em Locarno na secção "Cineastas do presente", "Verão danado" é uma ficção, mas retrata um tempo que é também o do realizador e dos mais de cem jovens atores e técnicos que entram no filme.

"Foi feito com pessoal da nossa idade, que tinha acabado a escola. Houve essa energia que foi contagiante entre uns e outros, principalmente entre os atores. Faziam 20 papéis no filme. Houve esta luta que não foi só minha. Foi uma luta de muita gente para que isto acontecesse", contou Pedro Cabeleira, de 25 anos, à agência Lusa.

Em Locarno, foram ainda exibidas a curta-metragem "O homem de Trás-os-Montes", de Miguel Moraes Cabral, fora de competição, e o documentário "António e Catarina", produção portuguesa da romena Cristina Hanes, na competição de curtas.

A estes juntaram-se ainda dois filmes com coprodução portuguesa: "9 dedos", do francês F.J. Ossang, na competição oficial, e "Milla", de Valerie Massadian, na competição de jovens realizadores.

O festival de Locarno completa a 70.ª edição com 18 filmes em competição pelo Leopardo de Ouro.

Entre estes estão a produção brasileira "As boas maneiras", de Juliana Rojas e Marco Dutra - com direção de fotografia do português Rui Poças -, "Ta peau si lisse", de Denis Côte, e "La telenovela errante", rodada nos anos 1990 por Raoul Ruiz e finalizada pela mulher, Valeria Sarmiento.

O Festival de Locarno distinguiu, com os prémios de honra, o realizador Todd Haynes, o ator Adrien Brody e o diretor de fotografia José Luis Alcaine.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório