Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Romã e uvas passas afastam sinais de envelhecimento precoce

Conheça as propriedades das frutas que ajudam a melhorar a saúde da pele e o funcionamento do organismo.

Romã e uvas passas afastam sinais de envelhecimento precoce
Notícias ao Minuto

22:00 - 12/08/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle ANTIOXIDANTES

Algumas frutas possuem propriedades que ajudam a combater o envelhecimento precoce, entre elas estão a romã e as uvas passas.

A nutricionista Elaine de Pádua explica que a romã é uma excelente fonte de antioxidantes, componentes que combatem os radicais livres que provocam sinais de envelhecimento precoce como perda da elasticidade, rugas e manchas. Esta propriedade da fruta ajuda a pele a não envelhecer tão rápido.

“A fruta ainda aumenta o fator de proteção do filtro solar, já que o ácido elágico potencia os níveis de glutationa (antioxidante produzido pelo organismo e que protege as células contra a ação dos raios solares)”, conta a nutricionista.

A romã também é rica em licopeno, que tem enzimas que protegem da radiação e aumentam a resistência cutânea. 

As uvas passas são fonte de oligofrutossacarídeos com ação prebiótica no intestino (ajudam a manter as boas bactérias intestinais), além de conterem fibras insolúveis, que facilitam o funcionamento do intestino. “Contêm também um mineral chamado boro que contribui para a saúde óssea, uma das partes do corpo mais afetadas quando envelhecemos. Um estudo recente mostrou que acrescentar uvas passas a sua dieta tem um efeito positivo na diminuição do colesterol LDL (colesteol 'mau')”, explica Elaine.

A nutricionista lembra ainda que esse e outros estudos também mostram que as uvas passas, assim como outras fontes de hidratos de carbono ricas em fibras e fitoquímicos, não aumentam o nível de triglicéridos no sangue, um dado importante para a prevenção de doenças cardiovasculares.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório