Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Vitamina B3 pode ajudar a prevenir abortos e defeitos congénitos

Estudo levado a cabo em ratos de laboratório revela que este micronutriente pode ser a chave tanto para prevenir abortos, como para prevenir defeitos congénitos.

Vitamina B3 pode ajudar a prevenir abortos e defeitos congénitos
Notícias ao Minuto

16:27 - 11/08/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Estudo

Um recente estudo realizado no Instituto Victor Chang, na Austrália, revela que a toma de vitamina B3 pode ser a solução para prevenir abortos e defeitos congénitos.

Para a investigação, conta a BBC, foi avaliado o ADN de quatro famílias em que as mães tinham, outrora, sofrido vários abortos ou cujos bebés tinham nascido com problemas congénitos.

Depois de passarem o pente fino à genética dos participantes, os investigadores notaram que os defeitos congénitos deviam-se a mutações em dois genes na coenzima Dinucleótido de nicotinamida e adenina (que faz com que as células gerem energia e os órgãos se desenvolvam corretamente), conta a BBC.

Para perceber em que medida esta mutação é impactante, os investigadores decidiram replicá-la em ratos de laboratório e foi aí que, depois de encontrarem a causa, encontraram a 'cura'. Quando os animais tomavam niacina (vitamina B3) essas mesmas mutações desapareciam.

A vitamina B3 é uma vitamina hidrossolúvel que se encontra em alimentos como o frango, o atum, o salmão, o amendoim e o extrato de tomate, por exemplo.

Embora os resultados sejam animadores, os cientistas responsáveis pela investigação destacam que as conclusões não podem, para já, dar origem a recomendações, uma vez é são necessários mais estudos para validar ou rejeitar a teoria.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório