Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Pedrógão: "Ministra já deve ter decisão tomada e sair no fim do combate"

Duarte Pacheco, do PSD, insiste na demissão da ministra da Administração Interna. Já Jorge Pires, do PCP, afirma que “o problema não é a ministra, mas as políticas”.

Pedrógão: "Ministra já deve ter decisão tomada e sair no fim do combate"
Notícias ao Minuto

23:34 - 10/08/17 por Goreti Pera

Política Duarte Pacheco

Na semana em que foram conhecidos os relatórios da tragédia de Pedrógão Grande, Duarte Pacheco apelou, uma vez mais, à tomada de responsabilidades por parte da ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa.

Na antena da SIC, o deputado do PSD afirmou que uma das formas de “honrar as vítimas” é apurar quem são os responsáveis pela tragédia que ditou a morte de 64 pessoas, a 17 de junho. E, sobre esta matéria, entende o social-democrata que “o comportamento da ministra é lamentável”.

“A responsabilidade é do clima da seca, da GNR, da Proteção Civil, de todos menos dela, coitada”, afirmou, em tom de ironia, ainda que admitindo que uma possível demissão não terá de acontecer “no meio do combate”.

“Aguardo que termine esta batalha e que a ministra, no dia seguinte, pelo seu pé, assuma as responsabilidades. Penso até que já deve ter a decisão [de abandonar o cargo] tomada”, atirou, num debate mantido com o comunista Jorge Pires.

A estas palavras, o deputado do PCP respondeu que o partido “não acompanha este tipo de reação” e que “o problema não é a ministra, mas as políticas”. “Podíamos estar aqui a noite toda a discutir, podíamos chegar a consenso, mas no minuto seguinte não chegávamos a uma conclusão”, frisou, pegando no exemplo do SIRESP, “uma componente do problema”.

“Não pode estar na mão de um grupo de empresas privadas o serviço de comunicação de emergência do Estado. Tem de ser património público. É fundamental que administração pública seja restabelecida de condições humanas e materiais para exercer as suas funções”, argumentou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório