Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Esboços do artista Alberto Giacometti descobertos em antiquário londrino

Dois esboços a lápis, da autoria do artista suíço Alberto Giacometti, até agora perdidos, apareceram num antiquário em Kensigton, Londres, escondidos entre artigos da loja de uma antiga negociante de antiguidades, noticiou hoje o jornal britânico The Guardian.

Esboços do artista Alberto Giacometti descobertos em antiquário londrino
Notícias ao Minuto

14:55 - 10/08/17 por Lusa

Cultura Imprensa

Dados como perdidos, dois desenhos do célebre artista do século XX, Alberto Giacometti, foram encontrados num antiquário em Kensington, Londres, integrados na coleção de Eila Grahame, antiga negociante de antiguidades, que morreu em 2010.

Os esboços de Giacometti, assim como outras peças da loja, passaram em 2016 para a casa de leilões Cheffins, em Cambridge, no Reino Unido.

Em declarações ao jornal The Guardian, o diretor da leiloeira, Martin Millard realçou que esta é a segunda vez que retratos de Alberto Giacometti surgem numa "avaliação da coleção de Grahame".

Millard admite que existiu uma incerteza quanto a quais os retratos a procurar, mas os desenhos apareceram mais tarde entre pinturas e outras peças de antiquário.

Os esboços a lápis foram feitos em papel, com estudos de várias cabeças, de um dos lados lado da folha, e uma mulher em pé, nua, do outro, com uma assinatura que tudo indicava ser de Giacometti, e datados de 1947.

Contudo, estes dados não se revelaram tão credíveis como se desejava, e continuou por se provar o seu caráter genuíno, até à sua avaliação pela Fundação Giacometti.

Millard, empenhado em apurar a veracidade dos trabalhos, confessa ao jornal britânico que se "divertiu ao passar muitas noites em branco".

Os esboços tiveram de viajar até Paris, onde vários membros da Fundação Giacometti os autentificaram e adicionaram ao catálogo do artista.

Millard revela-se agora entusiasmado com a descoberta destas "pequenas joias escondidas".

Desconhecidos do público, os desenhos são atualmente fonte de interesse para museus e galerias, a nível mundial, e para colecionadores privados.

Os esboços de Giacometti têm venda agendada para dia 12 de outubro, na casa de leilões de Cambridge, e o seu valor está estimado entre as 40 mil e as 60 mil libras (cerca de 44 mil e 66 mil eutos).

O leilão realizar-se-á após uma retrospetiva da obra do artista suíço, em exposição no Museu Tate Modern.

As receitas das vendas serão entregues ao Art Fund, principal angariador de fundos para caridade, em Inglaterra.

A 18 de agosto, está marcada a estreia de um filme biográfico sobre Giacometti, "The Final Portrait", realizado por Stanley Tucci, no qual o ator Geoffrey Rush interpreta o papel do artista.

As receitas das vendas dos artigos da loja de Eila Grahame, no ano passado, resultaram num valor estimado de 600 mil libras (cerca de 663 mil euros). O montante reverteu a favor de instituições de caridade do Reino Unido.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório