Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Incêndio em Abrantes é o mais preocupante. Já há um bombeiro ferido

Estão em curso sete incêndios com destaque para quatro ocorrências. Autoridades já se estão a preparar para o aumento das temperaturas nos próximos dias e a pré-posicionar meios.

Incêndio em Abrantes é o mais preocupante. Já há um bombeiro ferido
Notícias ao Minuto

12:40 - 10/08/17 por Notícias Ao Minuto

País Proteção Civil

Há pelos menos quatro incêndios que preocupam a Autoridade Nacional da Proteção Civil. No briefing habitual Patrícia Gaspar, adjunta de Operações da Autoridade Nacional da Proteção Civil, destacou que deflagraram esta quarta-feira 59 incêndios. "Estão em curso sete e chamo a atenção para quatro ocorrências. São elas a de Unhais da Serra, na Covilhã, distrito de Castelo Branco; Paredes, em Vila Real; a de Abrantes, em Santarém; e a de Boticas", disse a responsável da ANPC.

Patrícia Gaspar referiu que o incêndio de Abrantes é o que mais está a preocupar a Proteção Civil e até já há registo de um bombeiro ferido. O incêndio que teve origem na Aldeia do Mato "foi tocando alguma aldeias" e colocou algumas habitações em risco. "Há indicação de um anexo de uma casa diretamente afetado pelas chamas", revelou a porta-voz da Proteção Civil.

O incêndio de Unhais da Serra também está a ser acompanhado com muita atenção pela ANPC. "É complexo porque está a lavrar numa zona de acessos quase impossíveis aos meios terrestres", disse Patrícia Gaspar, que acrescentou que as operações também estão a ser muito dificultadas pelas "condições meteorológicas".

A responsável afirmou ainda que durante "o dia de ontem (quarta-feira) Portugal registou um total de 203 incêndios florestais". O dia em que se registaram mais incêndios desde o início do ano.

A ANPC já está a precaver os próximos dias devido ao aumento de temperaturas nos próximos dias. Já está a haver um "pré-posicionamento de meios quer no Norte, quer no Centro do país para garantir maior rapidez de resposta em incêndios florestais que se possam verificar", afirmou Patrícia Gaspar.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório