Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Cinco anos, cinco temas. A Saúde leva a coroa (e Portugal também)

Neste quinto aniversário do Notícias ao Minuto, decidimos destacar aquilo que tem marcado o universo do Lifestyle nos últimos cinco anos.

Cinco anos, cinco temas. A Saúde leva a coroa (e Portugal também)
Notícias ao Minuto

08:25 - 12/08/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Especial

Neste que é o quinto aniversário do Notícias ao Minuto destacamos as principais descobertas e notícias de destaque que nos últimos anos têm marcado os principais temas do Lifestyle: Bem-Estar, Alimentação, Fitness, Moda e Lazer.

Bem-Estar

O Bem-Estar, especialmente no que toca à saúde, é, com certeza, o tema do ano e tem mesmo sido transversal às áreas da alimentação, do fitness, e até da moda e do lazer.

Cada vez mais estudos comprovam que o estilo de vida saudável é o grande segredo para uma vida duradoura, feliz e com saúde. O estilo de vida saudável reduz o risco de cancrodois em cada três cancros são mesmo de causa evitável – e há medidas simples como manter o peso saudável, não fumar, nem exagerar no álcool que nos podem ajudar a viver 12 anos extra.

Já a vida moderna é apontada por tirar a saúde, por ‘exigir’ que se passem muitas horas sentado, o que é tão prejudicial como fumar. A obesidade e a diabetes são tidas como os grandes inimigos de longa data da saúde.

Alimentação

No que toca à Alimentação houve alimentos que conseguiram limpar a sua má fama e recuperar o estatuto de saudáveis, enquanto outros tantos passaram para a lista negra. O glúten, o açúcar e o leite foram apontados como os vilões da alimentação saudável, enquanto os ovos deixaram de ser considerados inimigos da saúde devido ao seu conteúdo de colesterol e passaram até a ser vistos como 'multivitamínico natural'.

O açúcar foi associado a doenças como cancro, Alzheimer ou depressão. Já o glúten continua a gerar controvérsia, com estudos a associar o consumo do glúten à fadiga e outros a defender que esta proteína não só é benéfica, como a sua eliminação aumenta o risco de diabetes tipo 2.

Fitness

Na área do Fitness, mais do que modas o que interessa é a saúde e o bem-estar que o exercício físico nos pode proporcionar. Nestes últimos anos o foco foi para a marca básica dos 10 mil passos que todos devemos dar por dia, bem como para os exercícios que podem contribuir para a saúde do coração, dos ossos e até para como o exercício pode ajudar a reverter os efeitos negativos do sedentarismo.

Moda

Até a Moda se tem mostrado preocupada com a saúde… do ambiente, dos animais e da imagem que passa sobre o corpo ideal. A pele de ananás (ou Pinatex) é uma das grandes descobertas que pode contribuir para o fim do uso de pele dos animais, assim como para a redução do plástico utilizado na indústria da moda, sendo que uma marca portuguesa até já começou a criar sapatos com ela. Marcas como a H&M e a Reebok apostaram em materiais reciclados e biodegradáveis, respetivamente, e têm surgido cada vez mais criações sustentáveis.

A indústria da moda também se tem preocupado um pouco em afastar-se dos corpos excessivamente magros, incluindo modelos plus size, tanto em semanas da moda como nas campanhas de algumas marcas como a Nike ou a Mango, e para uma maior aposta em tamanhos grandes.

Por sua vez, a cosmética tem tentado ser mais amiga dos animais, com opções não testadas em animais e até produtos nacionais totalmente vegan (desde os ingredientes aos testes). Nesta senda, até a revista Vogue decidiu fazer a sua primeira edição vegan.

Lazer

Na área do Lazer o grande destaque vai mesmo para a popularidade que Portugal tem tido lá fora. O mundo está mesmo ‘de beicinho’ pelo nosso país. Prova disso é a sua eleição como destino do ano 2016, pela revista Travel + Leisure, além do estudo da Google que revelou que Portugal é o 3.º destino mais popular do mundo e o facto de o país até ter sido incluído pela CNN na Rota do Turismo Amigo do Ambiente.  

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório