Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Mulheres, um minuto de exercício por dia é o suficiente para ganhar saúde

Um estudo conjunto entre as universidades de Leicester e Exeter revela que um minuto de atividade física é o suficiente para as mulheres terem mais saúde.

Mulheres, um minuto de exercício por dia é o suficiente para ganhar saúde
Notícias ao Minuto

09:00 - 07/08/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Estudo

A prática de exercício físico regular tem sido associado a diversos benefícios para a saúde. Ser fisicamente ativo combate o sedentarismo, o excesso de peso e o risco de ter diabetes, além disso, promove um organismo mais protegido e um metabolismo mais acelerado, dois aspetos que não só dão saúde, como também estimulam a perda de uns quilos extra.

Mas no caso das mulheres, a prática de exercício pode ser mais eficaz ainda. Diz um estudo conjunto entre as universidades de Leicester e Exeter que basta um simples minuto de exercício intenso ou explosivo para que as mulheres ganhem saúde.

Para o estudo, publicado na revista científica International Journal of Epidemology, os cientistas britânicos analisaram os dados de mais de 2,500 mulheres registadas no UK Biobank e concluíram que as mulheres que praticavam entre 60 a 120 segundos de atividade intensa todos os dias tinham uma saúde óssea 4% melhor do que aquelas que nada faziam, conta o site Science Alert.

As mulheres que praticam mais do que dois minutos de atividade intensa por dia têm uma saúde óssea 6% melhor do que aquelas que se rendem ao sedentarismo, diz o estudo, cuja autora Victoria Stiles destaca: "parece que apenas um a dois minutos de corrida por dia é bom para a saúde dos ossos".

De acordo com o estudo, um dos motivos para que este tipo de exercício fugaz e explosivo seja benéfico para os ossos deve-se ao simples facto de promover um peso mais saudável, evitando uma carga intensiva tanto nos ossos como nas articulações.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório