Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

Cantora senegalesa detida por ofensa ao chefe de Estado

A cantora senegalesa Amy Collé Dieng foi interpelada por "ofensa" ao chefe de Estado, devido a afirmações contra o presidente Macky Sall constantes de um vídeo distribuído na internet, alguns dias depois das eleições legislativas.

Cantora senegalesa detida por ofensa ao chefe de Estado
Notícias ao Minuto

22:35 - 04/08/17 por Lusa

Mundo Senegal

Amy Collé Dieng, cantora de 'mbalakh', música senegalesa baseada nas percussões, foi detida na noite de quinta-feira, em Dakar, pela polícia, afirmou à AFP uma fonte policial.

Ela é acusada de "ofensa ao chefe de Estado e difusão de notícias falsas", segundo a mesma fonte.

O procurador da República, Serigne Bassirou Guèye, afirmou hoje à noite que existem "pessoas mal-intencionadas que utilizam as redes sociais e outros sítios da internet para divulgarem imagens e afirmações obscenas, injuriosas e até étnicas".

Amy Collé Dieng continuava hoje à noite detida na Divisão de Investigações Criminais (polícia judiciária), segundo um responsável administrativo, que se exprimiu sob anonimato.

A cantora afirmou depois da sua detenção que integra um grupo privado na rede social WhatsApp e que as suas afirmações não se destinavam a serem públicas.

Num registo sonoro, divulgado na quinta-feira, em vários sítios na internet e nas redes sociais, a cantora mostrou-se favorável ao ex-presidente Abdoulaye Wade (2000-2012), um dos líderes da oposição durante as eleições legislativas de 30 de julho, e crítica do presidente Sall.

O Senegal, um dos raros países africanos a não ter conhecido nenhum golpe de Estado desde a independência em 1960, e que viveu duas alternâncias pacíficas, em 2001 e 2012, é elogiado com frequência como sendo um modelo de democracia no continente.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório