Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Constituído grande júri para aprofundar investigação a ingerência russa

O procurador especial Robert Mueller constituiu um grande júri em Washington no quadro do seu inquérito sobre a ingerência russa na eleição presidencial norte-americana, noticiou hoje o Wall Street Journal (WSJ).

Constituído grande júri para aprofundar investigação a ingerência russa
Notícias ao Minuto

22:34 - 03/08/17 por Lusa

Mundo Mueller

Esta iniciativa do ex-diretor da polícia federal (FBI, na sigla em Inglês) é um sinal de que a investigação pode motivar uma ação judicial.

O inquérito do procurador Mueller, nomeado para garantir a independência total das investigações que incidem sobre um eventual conluio entre a equipa da campanha eleitoral de Donald Trump e o governo de Moscovo, "entra numa nova fase", sublinhou o WSJ, que invoca duas fontes não identificadas.

O grande júri, que foi formado nas "semanas recentes", segundo as mesmas fontes, é uma espécie de câmara de instrução, composta por cidadãos que deliberam, à porta fechada, para determinar se os elementos apresentados podem dar lugar a uma acusação.

Com efeito, a constituição deste grande júri vai permitir a Robert Mueller obter documentos e obter depoientos sob juramento.

Donald Trump tem negado categoricamente qualquer conluio com a Feederação Russa, no quadro da campanha eleitoral de 2016, e qualifcado o caso como uma "caça às bruxas".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório