Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

BdP: Bancos continuam a cortar na remuneração dos depósitos

Mais de 70% dos depósitos a prazo simples ofereciam, em 2016, uma taxa de juro anual inferior a 0,5%, de acordo com dados divulgados hoje pelo Banco de Portugal que demonstram que os bancos continuam a cortar nas remunerações.

BdP: Bancos continuam a cortar na remuneração dos depósitos
Notícias ao Minuto

19:10 - 03/08/17 por Lusa

Economia Dados

De acordo com o Relatório de Acompanhamento dos Mercados Bancários de Retalho, o ano passado, 90% dos depósitos a prazo simples comercializados para o público em geral davam de remuneração uma taxa anual nominal bruta (TANB) igual ou inferior a 1%.

Além disso, 72% dos depósitos ofereciam mesmo uma taxa inferior a 0,5%.

Em 2015, os depósitos simples que ofereciam uma taxa inferior a 0,5% eram 57%.

Estas informações mostram como os bancos têm vindo a diminuir a remuneração dada aos seus clientes que guardaam o dinheiro no sistema bancário.

Em Portugal, é proibido os bancos cobrarem aos clientes por guardarem o dinheiro, pelo que tem de haver sempre uma remuneração nominal. Contudo, tendo em conta a inflação, a remuneração real dos depósitos é muitas vezes praticamente zero, isto sem levar em conta a tributação ou o custo de manutenção de conta.

Além dos depósitos a prazo simples comercializados para o público em geral, os bancos têm depósitos destinados a públicos específicos, como jovens, reformados ou emigrantes, ou com finalidades específicas, caso de contas de condomínio, entre outras especificidades.

Já para os novos depósitos, diz o Banco de Portugal que estes "apresentaram, em média, uma taxa de remuneração superior à da restante oferta, para todos os prazos analisados".

O banco central diz ainda que tem diminuído a diversidade nos depósitos disponibilizados pelos bancos, tanto em taxas de remuneração, como em montantes mínimos de constituição e outras condições de acesso.

Em 2016, os clientes bancários particulares aplicaram cerca de 68 mil milhões de euros em novos depósitos a prazo, abaixo dos 72 mil milhões de euros de 2015.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório