Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Moeda da Venezuela já vale menos do que o ouro de World of Warcraft

Pode parecer incrível, mas é verdade: a moeda real de um país é agora menos valiosa do que a divisa virtual utilizada num dos videojogos mais populares do mundo.

Moeda da Venezuela já vale menos do que o ouro de World of Warcraft
Notícias ao Minuto

10:01 - 03/08/17 por Bruno Mourão

Economia Mercado

Os últimos dois anos têm sido um autêntico inferno para os cidadãos venezuelanos e a criação da Assembleia Constituinte após as eleições deste fim de semana promete trazer ainda mais dificuldades para um país mergulhado na maior crise da História. 

Agora, segundo a revista Fortune, foi quebrada uma nova barreira negativa. Um utilizador do Twitter com o nome de Kaleb fez as contas e garante que a moeda da Venezuela, o bolívar, vale agora menos do que o ouro utilizado para fazer transações virtuais num dos jogos online mais conhecidos do mundo, o World of Warcraft. 

Na altura em que a publicação foi feita no Twitter, eram necessários cerca de 8.500 bolívares para comprar um dólar no mercado negro, a única alternativa para os venezuelanos que queiram trocar moeda sem recorrer a meios oficiais – ainda que as transações no mercado negro impliquem uma pena de prisão até seis anos para quem for apanhado. Para comprar o equivalente a um dólar em World of Warcraft, eram necessárias cerca de 8.400 unidades de ouro virtual, uma comparação que significa que o ouro de WoW é mais valioso do que o bolívar. 

Recorde-se que em World of Warcraft, os jogadores podem assumir o controlo de personagens de várias raças e funções no mundo virtual de Azeroth; a premissa atrai milhões de pessoas por mês e torna esta série numa das mais jogadas de sempre e num sucesso inquestionável para a produtora. 

Neste momento, o bolívar vale ainda menos e já são necessários mais de 12 mil bolívares para conseguir comprar um dólar norte-americano, fruto da inflação galopante dos últimos dias. Tendo em conta que muitos venezuelanos são pagos em dólares, a maior parte das pessoas prefere arriscar as trocas no mercado negro porque recebe muito mais bolívares; trocando o dinheiro segundo o câmbio oficial (cerca de 10 bolívares por cada dólar), os venezuelanos enchem o bolso com alguma notas que não chegam para compensar as subidas constantes dos preços nas cidades.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório