Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Terá sido esta a primeira espécie de flor do mundo

Apesar de familiar, não haverá atualmente nenhuma flor idêntica a esta.

Terá sido esta a primeira espécie de flor do mundo
Notícias ao Minuto

07:52 - 03/08/17 por Andrea Pinto

Mundo Estudo

Um mundo sem flores seria, certamente, um mundo mais triste e sem cor, escreve o BGR. Mas já se questionou alguma vez sobre a origem das mesmas?

Um novo estudo, publicado no Nature Communications, leva um grupo de cientistas a crer ter descoberto qual terá sido a primeira espécie de flor a surgir no mundo.

Para chegar a esta conclusão, e ao desenho final daquela que terá sido essa flor, os investigadores analisaram as características e estrutura de mais de 792 espécies de flores modernas. Com base na informação recolhida, construíram uma árvore da sua evolução, fazendo um retrocesso ao passado, até àquilo que consideram ter-se tratado de um exemplo da primeira flor do mundo.

"Não existe atualmente nenhuma flor que se pareça exatamente com a ancestral. Porque é que isso acontece? Porque esta será uma flor que existiu há 140 milhões de anos e que evoluiu consideravelmente para uma incrível diversidade de flores que existem hoje", explica Hervé Sauquet da Univerdade do Sul de Paris.

O modelo digital da flor ancestral, escreve o BGR, pode parecer-nos familiar mas é na verdade um pouco diferente daquilo que conhecemos. O arranjo das pétalas em camadas, em vez de se sobreporem no mesmo plano, é semelhante a um lírio, mas as suas camadas de pétalas são mais abundantes.

O mesmo estudo refere, ainda, que a primeira flor era bissexual, contendo órgãos femininos e masculinos. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório