Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Neopop cumpre 12.ª edição com "sonho antigo" de ter Kraftwerk no cartaz

O festival Neopop vai dar início à 12.ª edição na quinta-feira, junto ao forte de Santiago da Barra, em Viana do Castelo, cumprindo um "sonho antigo" da organização que é contar com Kraftwerk como cabeças de cartaz.

Neopop cumpre 12.ª edição com "sonho antigo" de ter Kraftwerk no cartaz
Notícias ao Minuto

23:15 - 01/08/17 por Lusa

Cultura Festival

O festival decorre até sábado, sob o tema "A arte do techno" (que também serviu de título a uma exposição), e conta com nomes de artistas que vão de Moderat (quinta-feira) a Kraftwerk 3D (sábado), passando por Danny Tenaglia (sexta-feira) ou Chris Liebing (sexta-feira), entre muitos outros.

"O que nós esperamos é a continuidade do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido nos últimos 11 anos", afirmou à Lusa Raul Duro, da organização do evento, que frisou que há mais de dez anos tinham o sonho de conseguir levar Kraftwerk aos palcos do festival.

O Neopop é "um festival de música eletrónica e os Kraftwerk são os pais da música eletrónica", disse Raul Duro, realçando: "São referências para todos nós, que vivemos e respiramos dentro da música eletrónica. Ter os Kraftwerk num festival de música eletrónica, independentemente de a música ser mais electroclash, mais techno, mais progressiva... Os Kraftwerk fazem parte de uma geração que realmente influenciou tudo o que existe hoje".

Com a expectativa de ultrapassar as 20 mil pessoas que passaram pelo Neopop no ano passado, metade das quais provenientes de fora de Portugal, Raul Duro salientou que o que a organização "espera é que as pessoas que [vão] a Viana sintam uma boa experiência, não só pela música".

O organizador recordou que centenas de participantes no festival fazem anualmente a viagem até Viana do Castelo -- "uma cidade piscatória de gente muito humilde e gente muito boa" -- pelo que procuram "nunca defraudar" quem os procura.

O festival começa na quinta-feira, com a abertura do palco Anti às 16:00, prosseguindo a primeira noite até depois das 07:00 de sexta-feira, enquanto o palco Neo abre às 17:00, com Ramboiage, e vai ter uma sequência de artistas até às 06:30, quando começa a atuação de Rødhåd.

Ao longo de três noites, vão ser dezenas de DJ e artistas do mundo da música eletrónica a passar pelos palcos do Neopop, com os horários a entrarem manhã dentro.

"No próximo ano, de certeza absoluta que vamos fazer o melhor [que conseguirmos], e é óbvio que temos os nossos sonhos. Kraftwerk foi um sonho, mas há outros artistas que queremos trazer ao Neopop também", disse Raul Duro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório