Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

O mundo das moedas digitais mudou: A bitcoin ganhou uma gémea... e rival

É razão para dizer 'abram alas à bitcoin cash', a nova face da moeda virtual mais famosa do mundo.

O mundo das moedas digitais mudou: A bitcoin ganhou uma gémea... e rival
Notícias ao Minuto

15:14 - 01/08/17 por Bruno Mourão

Economia Divisas

Da incerteza à confirmação foi um pequeno passo: os dois lados que batalhavam pelo futuro da bitcoin não chegaram a acordo para alargar a blockchain original e confirmaram a separação para uma nova rede de transações, que fez nascer a bitcoin cash.

"Parecem existir alguns problemas técnicos que estão a abrandar a implementação, mas a divisão já aconteceu. A bitcoin cash chegou", confirma Peter Borovykh, da Blockchain Global, em declarações ao Business Insider.

Segundo a Reuters, a separação surgiu graças a um pequeno grupo de 'miners' de bitcoin (programadores que criam a moeda virtual) com residência na China, que apresentou uma proposta de criação do bitcoin cash, uma nova versão de bitcoin baseada numa segunda blockchain que será responsável por novas transações e ajudará a expandir a capacidade global da rede; no entanto, os 'miners' que dominam a atual blockchain (rede que gere as transações) preferiam manter a proposta anterior de melhoria da rede – BIP 91 – através do software SegWit2x, que tornou os pagamentos mais rápidos e aumentou o número de transações possíveis, mas não foi alcançado um entendimento.

Agora que a separação está confirmada, os utilizadores vão poder comprar bitcoin cash através da nova blockchain, criando um mercado combinado com características diferentes. Os especialistas comparam a situação a um processo de separação de ações, que normalmente reduz o valor individual dos títulos mas cria uma maior estabilidade e segurança. 

Por enquanto, os maiores sites e corretoras de venda e compra de bitcoin dividem-se em relação à bitcoin cash: a Coinbase, a Bitstamp e a bitMEX, por exemplo, não vão aceitar a divisão e apenas vão permitir que os clientes comprem bitcoin através da blockchain original; a Bitfinex e a Kraken, pelo contrário, vão aceitar a bitcoin cash e vão dar aos clientes a mesma quantidade de cash que já detiverem em bitcoins clássicas (se tiverem 100 bitcoins, por exemplo, vão receber 100 unidades de bitcoin cash). 

A Coindesk confirma a separação de alguns 'miners' da blockchain principal, mas a capacidade limitada de processamento e a relativa falta de apoio entre a comunidade está a dificultar a criação de bitcoin cash. Neste momento, os especialistas estão a prever que a primeira emissão da nova moeda virtual demore várias horas, podendo só acontecer esta quarta-feira.

Por enquanto, o bitcoin cash está a ser trocado a uma média de cerca de 280 dólares por unidade nos mercados de futuros, contra uma média superior a 2.800 dólares por unidade da bitcoin original.

[Notícia atualizada às 15h30]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório