Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Empréstimos às famílias caem para 123,894 mil milhões de euros

O total de empréstimos concedidos pelos bancos às famílias caiu 0,9% em junho para 123,894 mil milhões de euros, de acordo com dados hoje divulgados pelo Banco de Portugal (BdP).

Empréstimos às famílias caem para 123,894 mil milhões de euros
Notícias ao Minuto

12:28 - 01/08/17 por Lusa

Economia Banco de Portugal

Segundo o BdP, em junho de 2017 a taxa de variação anual (tva) dos empréstimos concedidos às famílias foi de -0,9%, refletindo uma variação positiva de 0,1 pontos percentuais (p.p.) face a maio.

No segmento do consumo e outros fins, a tva aumentou 0,4 p.p., para 5,0%.

O rácio de crédito vencido dos empréstimos às famílias situou-se em junho nos 4,6%, menos 0,1 p.p. face ao mês anterior, segundo o regulador, e a percentagem de devedores do setor das famílias com crédito vencido diminuiu 0,4 p.p. em relação a maio, fixando-se em 12,8%.

No que se refere aos empréstimos concedidos às sociedades não financeiras, a tva foi de -4,0%, o que representa um decréscimo de 0,7 p.p. em relação ao mês anterior, "em grande parte explicado por operações de vendas de carteiras de crédito ocorridas no mês".

Considerando a evolução da série ajustada de vendas de carteiras de crédito, a tva dos empréstimos concedidos às sociedades não financeiras foi de -2,4% em junho, idêntica à de maio.

Os empréstimos às empresas privadas exportadoras apresentaram uma tva de -1,5%, refletindo um decréscimo de 0,5 p.p. face a maio.

O rácio de crédito vencido das sociedades não financeiras, segundo o BdP, apresentou em junho uma descida de 0,5 p.p. face ao mês anterior, situando-se em 14,9%, e a percentagem de devedores com crédito vencido diminuiu 0,7 p.p., fixando-se em 26,4%.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório